Aula Magna da Pós Graduação em História Social da Cultura com o tema de “Escravidão e dependência nas sociedades escravagistas do Caribe à época da Revolução Haitiana”

11 de September de 2017 0001

Jean Hébrard é professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde ele co-dirige o Centro de Pesquisa sobre o Brasil colonial e contemporâneo e na Universidade de Michigan, em Ann Arbor (EUA), onde ele co-dirige o Projeto Lei em Escravatura e Liberdade. Suas aulas e seminários se concentram na história social e cultural das sociedades escravas e pós-escravizadas do mundo atlântico, com ênfase nos modos de transmissão do conhecimento e das práticas culturais. Ele publicou “Discours sur la lecture” (1880-2000), em colaboração com Anne-Marie Chartier e participou das principais pesquisas sobre a história dos livros e da leitura na França (Histoire de l ‘ Edição Francesa, Práticas de Leitura, O Grande Atlas da Literatura, História das Bibliotecas Francesas, etc.).

Nos últimos dez anos, ele ampliou sua pesquisa para os mundos coloniais dos impérios católicos do Atlântico. Atualmente, ele está trabalhando em como os escravos e seus descendentes usam as culturas escritas das administrações coloniais para conquistar direitos que seu status legal os nega. Ele publicou recentemente, em colaboração com Rebecca J. Scott, Freedom Papers: uma odisseia atlântica na era da emancipação, que recebeu prêmios da American Historical Association e da Society for French Studies. As traduções em espanhol (Cuba e Colômbia) e em Português (Brasil) acabaram de ser publicadas. Ele também dirigiu um livro coletivo: Brasil: quatro séculos de escravidão.

Dia 22 de setembro, ás 11:00h na sala F502 – PUC-Rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *