História às Sextas – História Digital: o que isto nos dá a pensar?

24 de May de 2021

Em 28 de maio às 11h, o Departamento de História vai receber os professores Edgar Lyra (Filosofia – PUC-Rio) e Clarisse Sieckenius de Souza (Informática – PUC-Rio) no História às Sextas com a palestra História Digital: o que isto nos dá a pensar?

O evento é uma produção do Laboratório de Teoria da História, Historiografia e História Intelectual do Departamento de História da PUC-Rio.

Inscrições no zoom aqui

Resumo

Nossa apresentação sobre o que História Digital nos dá a pensar será dividida em três blocos. No primeiro, compartilharemos brevemente nossa experiência recente em uma disciplina de pós-graduação que reúne alunos e professores-pesquisadores oriundos de mais de dez disciplinas distintas das áreas técnicas, humanas e sociais. No segundo bloco, Clarisse fará uma revisitação de alguns tópicos de Humanidades Digitais apresentados em palestras recentes do Departamento de História, abordando questões de pesquisa em /e-Science/ onde a Computação não tem um papel instrumental, mas é co-produtora de novo tipo de conhecimento {inter,trans}disciplinar. Finalmente, no terceiro bloco, Edgar provocará reflexões sobre as noções de “conhecimento” que estão implícitas ao praticarmos e discutirmos Humanidades Digitais, em geral, ou História Digital, em particular.

Palestrantes

Clarisse Sieckenius de Souza é Professora Emérita do Departamento de Informática da PUC-Rio. Formada em Letras, com doutorado em Linguística Computacional, fez sua carreira acadêmica na zona de contato interdisciplinar entre a Computação, a Linguística e a Semiótica. Sua trajetória profissional passou por especialidades de Inteligência Artificial (Processamento de Linguagem Natural, Geração Automática de Textos, Módulos de Explicação de Sistemas Inteligentes e Representação de Conhecimentos), mas fixou-se em sua maior parte no campo da Interação Humano-Computador, onde Clarisse criou e disseminou, junto a numerosos
alunos e colaboradores, a primeira teoria semiótica da interação humano-computador, a Engenharia Semiótica. Seu grupo de pesquisa, o SERG (Semiotic Engineering Research Group), é hoje uma referência internacional para teorias e métodos de pesquisa e projeto de tecnologias digitais interativas. Clarisse é autora ou co-autora de quatro livros sobre sua perspectiva específica de semiótica computacional. Hoje em dia, Clarisse dedica suas atividades acadêmicas ao estudo e à formação de grupos interdisciplinares para a pesquisa e a reflexão científica acerca da produção de conhecimento na atualidade. Mais em http://www.inf.puc-rio.br/~clarisse.

Edgar Lyra graduou-se em Engenharia Química pela UERJ (1981), obtendo mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fixou-se como professor do quadro principal do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, onde respondeu, entre setembro de 2013 e março de 2020, pela coordenação do curso de graduação. Desde então ocupa a direção geral do departamento. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos ligados à atual hegemonia tecnológica. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Desde junho de 2019 participa do Conselho do Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio; em setembro do mesmo ano filiou-se ao grupo EMAPS (Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais) e em agosto de 2020 ao SERG (The Semiotic Engineering Research Group). Fortemente convencido da necessidade de formação de professores de filosofia capazes de lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da “Retórica” de Aristóteles em direção aos seus ecos contemporâneos. Resultou desse trabalho sua publicação mais recente, o livro “O Esquecimento de uma Arte – retórica, educação e filosofia no século 21”.  Mais em http://www.fil.puc-rio.br/o-departamento/corpo-docente/edgar-de-brito-lyra-netto/.