HISTÓRIA ÀS SEXTAS: PALESTRA COM VERA BEATRIZ SIQUEIRA

31 de August de 2016

O projeto “Outro moderno: história da arte moderna no Brasil” procura pensar sobre a possibilidade da escrita de uma história da arte moderna no país que seja capaz de questionar e repensar seus marcos, fatos e obras, criando novas séries históricas, longe dos clichês e lugares-comuns que fundamentam, de forma geral, a reflexão sobre a nossa modernidade. Para a apresentação, utilizaremos alguns fatos culturais como forma de repensar a arte moderna no país, enquanto valor, conceito e fenômeno histórico. O primeiro deles refere-se ao uso, por parte do literato Rubens Figueredo, em seu romance Barco a seco, de 2001, da figura de Castagneto, pintor de marinhas do século XIX, como modelo geral de artista moderno. O segundo trata da série de mostras de arte expressiva nas primeiras décadas do século XX – a de Lasar Segall, em 1913, a de Anita Malfatti, em 1917, e a de Oswaldo Goeldi, em 1921 -, que pareciam indicar uma tendência estética para a modernidade brasileira, mas que acabaram relegadas a segundo plano após a eleição da Semana de Arte Moderna como marco original de nosso modernismo e a definição do pós-cubismo de Tarsila do Amaral como vertente prioritária da brasilidade modernista. O terceiro fato liga-se à revisão cultural mais recente da pintura Abaporu, convertida em símbolo central de uma arte moderna brasileira, na mostra oficial no Palácio do Planalto, em 2011.

Vera Beatriz Siqueira.

É professora associada e pró-cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), possui mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Em 2012 foi pesquisadora visitante, em nível de pós-doutoramento, no Getty Research Institute, em Los Angeles, EUA. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em História Social da PUC-Rio.

Local e Data: Dia 2 de setembro, às 11h, Sala F502