Laboratório interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural

02 de June de 2016

Laboratório Interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural (Leehpac) convida para a inauguração do Laboratório interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural

O Laboratório Interdisciplinar de Memória e Patrimônio Cultural é produto de pesquisa financiada pela FAPERJ, realizada por membros do Leehpac-PUC-Rio (Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural do Departamento de História da PUC-Rio), em parceria com professores e alunos do Instituto de Educação Carmela Dutra (SEEDUC).

A pesquisa desenvolve-se a partir de dois eixos distintos, porém, complementares.  Um deles busca refletir sobre as causas mais profundas de um fenômeno que vem ocorrendo desde as últimas décadas do século passado. Trata-se da transformação do conceito de patrimônio e de sua emergência como política pública de reconhecimento e valorização de memórias e tradições de grupos historicamente marginalizados. A segunda questão volta-se à análise das relações entre a pesquisa e o ensino de história, a memória e o patrimônio cultural numa localidade específica. A localidade é Madureira, bairro do Rio de Janeiro, que espacialmente e simbolicamente, ocupa o coração do subúrbio carioca. Este lugar, e nele o tradicional Instituto de Educação Carmela Dutra, tem constituído o laboratório em que buscamos pôr em confronto as “ideias com a prova da vida”, na acepção dada por E.P. Thompson. O principal objetivo é o reconhecimento da cultura histórica dessa comunidade, de “seus mundos de experiência”, das redes de solidariedade e conflito, processualmente constituídas por meio das relações sociais, em disputas que envolvem afetividades, poder político, econômico e cultural, nas quais a interação com os espaços (lugares) sensíveis da cidade se apresenta como componente intrínseco.

Local: Instituto de Educação Carmela Dutra, Avenida Ministro Edgar Romero, 491 – Madureira

Dia e hora: 10 de junho, às 10:00 hrs