O LEEHPAC (Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural), do Departamento de História da PUC-Rio, convida para uma roda de conversas com dois autores deste dossiê.

11 de November de 2020

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A Revista Escritas da História publicou recentemente o dossiê História e Educação: práticas e reflexões em tempos de pensamento anticientífico, organizado pelas professoras Juçara Mello (PUC-Rio) e Caroline Vieira (doutora pelo PPHS-UERJ).

O LEEHPAC (Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural), do Departamento de História da PUC-Rio, convida para uma roda de conversas com dois autores deste dossiê.

 

O “belo risco” do ensino de história frente aos medos do Movimento Escola sem Partido

Prof. Dr. João Carlos Escosteguy Filho (IFRJ)

 

A história pisando em ovos ou sobre como digerir o passado recente da história do Brasil

Prof. Me. Leandro Rosetti de Almeida (Doutorando pelo PPGHS-UERJ)

 

Data: 23/11/2020

Hora: 17:00hs

Observamos nos últimos anos um avanço do pensamento anticientífico em determinados grupos sociais ao redor do mundo, impactando também segmentos da sociedade brasileira. Tais ideias congregam setores conservadores, com interesses diversos, promovendo um recrudescimento de pautas negacionistas que desqualificam pesquisas históricas acadêmicas sobre escravidão, racismo, religiões afro-brasileiras, questão indígena, movimentos de esquerda, ditaduras militares, nazifascismo, direitos humanos, gênero e sexualidade. Estas visões tentam assumir ações de controle do debate público e de recusa ao pensamento intelectual ao difundir ideias sem respaldo científico por meio das mídias sociais, principalmente, mas que ganharam espaço no debate público.