O LEGADO DE ÑSÎMBA VITA (KIMPA VITA) – Palestra com o Prof. Patrício Batsikama

17 de September de 2021

No dia 29 de setembro, às 11h, o historiador e professor angolano Patrício Batsikama fará uma palestra sobre seu novo livro O LEGADO DE ÑSÎMBA VITA (KIMPA VITA). Simão Kimbangu e Simão Toco.

Inscrições pelo link: https://puc-rio.zoom.us/meeting/register/tJYsf–sqjwuG9Ot03MlcLW95xrF2O9lMQCR

Sinopse

Dona Beatriz Ñsîmba Vita (Kimpa Vita) pertencia à linhagem Nsaku’e Lawu Vita Wânga, pela mãe. A linhagem paterna era Ñtâmba Tana. Nascida, provavelmente, em 1684, na localidade de Mbwêla [ngânda Mbwêla] liderou um movimento religioso-político entre 1704-1706 que restaurou o reino do Kôngo, em declínio desde 1665. É provável que a sua mãe biológica tenha sido Dona Apolónia Mafuta Mfu’a Maria, uma sacerdotisa de renome na época. A profetisa Ñsîmba Vita foi capturada com o seu filho no colo, mas esse último não foi queimado vivo junto com ela, no dia 2 de Julho de 1706 em Mvululu. Este livro tenta explicar, em breves traços, o que era a religião no espaço kôngo, tal como os europeus o encontraram. Com essa descrição, o autor mostra como o catolicismo local terá tido as primeiras influências do sincretismo que – nos anos de 1921-1949 – determinou o Messianismo na África Central e Ocidental. Na República Democrática do Congo, nasceu o Kimbanguismo tendo beneficiado do apoio do Estado. Em Angola, nasceu o Tocoísmo, que contribuiu, sobremaneira, para a sua independência. Os tocoístas foram os primeiros a entrar nas prisões coloniais e os últimos a sair delas em 1974. Não só enfrentaram a administração colonial, mas também fizeram face ao comunismo pós-independência antes de retomar o seu curso normal na época da Paz para a qual contribuíram objetivamente.

Palestrante

PATRÍCIO BATSÎKAMA natural de Makela ma Zômbo, em Kibokolo, Província do Uíge; é investigador e docente do Instituto Superior Tocoísta (ISPT), onde também é coordenador do Centro de Estudo e Investigação Científica Aplicada (CEICA). Tem vários artigos e livros publicados, de que destacamos alguns: LIVROS. Mbôngi’a ñgîndu – Escola das Ciências Políticas no antigo Kôngo, Mayamba (2019); Tokoísmo, Teologia da Libertação, Luanda: Mayamba (2018); Reino do Kôngo, Origens, Política e Economia, Luanda: Mayamba (2018); Lûmbu: a Democracia no Antigo Reino do Kôngo, Luanda: Mediapress e São Paulo: Casa Cultura (2014); Makela ma Zômbo. Das Origens até a Criação da Circunscrição em 1911, Luanda: Mediapress (2014); Introdução à História das Artes em África, Luanda: Mayamba (2014); A Lógica no Ofício do Historiador Angolano, Luanda: Vatûnga (2015); Diálogos Estéticos Angolanos, Luanda (2015).