O Prof Jorge Eduardo Myers (do Programa de História Intelectual da Universidad de Quilmes, Buenos Aires, Argentina) proferirá uma palestra na 4a feira, dia 21 de junho, às 10h, na sala 502F.

20 de June de 2017

O professor Jorge Myers é especialista em História Intelectual e das Ideias nos séculos XIX e XX.  Formou-se nas universidades de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (Estados Unidos) e ocupou cargos de ensino e pesquisa nas universidades de Buenos Aires e do Centro da Província de Buenos Aires e na FLACSO. Atualmente está vinculado a Universidade Nacional de Quilmes. Ao longo de sua carreira, publicou diversos artigos e livros, dentre os quais podemos destacar: “Orden y virtud: el discurso republicano del régimen rosista (1995)” e “Resonancias románticas: historia cultural del Río de la Plata 1820-1890 (2005)”.

O título de sua palestra será: Cuestión de raza: la representación intelectual de la experiencia africana en el Río de la Plata durante el siglo XX (Vicente Rossi, Ildefonso Pereda Valdés y la recepción de la obra cubana de Fernando Ortiz). Como na história argentina a população negra é um fato negado , quase não há bibliografia a respeito. Os poucos livros existentes serão comentados. Mas a  palestra tratará do negro rioplatense em geral, particularmente o do Uruguai onde a população afro-descendente foi sempre reconhecida como grupo demográfico com identidade – e cultura – própria e onde foi gerada uma abundante historiografia.

Local, data e hora: sala 502F, dia 21 de junho, às 10 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.