Puc por um dia – Atividades do Departamento de História

03 de May de 2017
PUC Por Um Dia
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro o convida a participar do PUC por um Dia, a ser realizado no dia 05 de maio de 2017, das 8h às 17h. Neste dia, todas as unidades da Universidade (departamentos, bibliotecas, laboratórios e demais órgãos acadêmicos) receberão estudantes do Ensino Médio, seus pais e professores. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as unidades de ensino e pesquisa da PUC-Rio, seus centros interdisciplinares e outros setores acadêmicos e de serviços, inseridos em um campus que, além de integrador e aconchegante, constitui área de reserva ambiental da Mata Atlântica. A iniciativa tem duas motivações: facilitar a escolha das carreiras universitárias, por intermédio de um contato direto com pesquisadores de diferentes campos do conhecimento, e apresentar aos estudantes o interior de uma Universidade que conjuga ensino, pesquisa e empreendedorismo. Um dos aspectos mais importantes do evento diz respeito à realização de palestras e workshops em diversas áreas de atuação da PUC-Rio, com foco tanto no ponto de vista acadêmico quanto nas diferentes inserções profissionais que se abrem aos alunos formados nos cursos de graduação e de pós-graduação.
Informações no site: http://www.piues.puc-rio.br/pucporumdia/
 Programação do departamento de História
Atividade: Bate-papo
Tema: Histórias contadas: o historiador e seus ofícios
Descrição: O “contar histórias” atravessa todas as atividades do historiador-professor ou do professor-historiador, sejam aquelas com as quais lida no processo da pesquisa, sejam as construídas e reconstruídas em textos-escritos e em aulas-texto. Esse “contar” se dá por meio da elaboração de narrativas memoriais e históricas, influenciadas pelo lugar de fala dos sujeitos. As narrativas podem ser expressas pela linguagem oral ou escrita. Elas também podem aparecer no patrimônio cultural dos diferentes grupos e coletividades, tanto nos produtos culturais materiais (objetos, edificações, etc.) como nos imateriais (modos de ser e fazer). Dito isso, pretende-se com esta atividade estimular o debate e a reflexão a partir das seguintes questões: O que faz o historiador? Qual o seu ofício? Serão utilizados trechos do filme “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé.
Horário/ Local 09:00 às 10:00 Auditório Anchieta
Responsável:  Juçara da Silva Barbosa de Mello/ equipe do Laboratório de Ensino de História e Patrimônio Cultural (Leehpac)
Tema: Representatividade Negra – A Força do Movimento Negro na Universidade
Descrição: O “Coletivo Nuvem Negra”, formado por alunos negros de diversos cursos da PUC-Rio, e o “Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente” (NIREMA) convidam para um bate-papo sobre a importância e os desafios da formação de um coletivo negro em uma instituição de ensino superior. Os alunos Felipe Ramos, Lucilene Marques, Thayna Mattos, Eduarda Santos, Jefferson Souza, Henrique Almeida e Milena Manfredini, membros do Nuvem Negra, vão apresentar as atividades do Coletivo e discutir questões tais como os perigos de uma história única e a ausência de representatividade negra no corpo docente. Também conversaremos sobre a PUC e sua relação com as políticas de ações afirmativas e auxílio permanência.
Horário /Local 10:00 às 11:00 Auditório Anchieta
Responsável : Sérgio Barra e alunos do Coletivo Nuvem Negra
Tema: Um Rio que passou em minha vida
Descrição: Papo aberto sobre a cidade do Rio de Janeiro com ênfase nos projetos urbanos que impactaram a paisagem da cidade.
 Horário/ Local 11:00 às 12:00 Auditório Anchieta
Responsável : Antonio Edmilson Rodrigues
 Tema: “Ocidental” e “oriental”: uma construção que limita o encontro
 Descrição: Pretendemos discutir um conjunto de imagens e representações atribuídas ao “oriente” e ao “oriental” no contexto da expansão imperialista europeia do final do século XIX e de suas persistências e continuidades no âmbito das relações entre os distintos povos e sociedades nos nossos dias. “Oriente” e “ocidente”, seu oposto natural, são definições que incorporam uma forma previsível e estereotipada de lidar com o estrangeiro e remetem a uma longa tradição de construção enviesada do “outro”, que, por vezes, atende a interesses de controle e dominação. Para aproximar os estudantes do instrumental utilizado pelo historiador em seu oficio, manusearemos documentos de época e tipos de fontes variadas.
Horário /Local 12:00 às 13:00 F502
Responsável : Mario Angelo Brandão de Oliveira Miranda
Atividade: Bate-papo
 Tema: A criação das leis trabalhistas e previdenciárias: Estado, empresários e trabalhadores na Era Vargas
Descrição: A atividade tem como objetivo debater o contexto histórico em que foram criadas as leis referentes ao trabalho e à previdência no Brasil, a negociação entre os diferentes setores em torno delas, o desrespeito dos empresários a sua implantação, as lutas dos trabalhadores para que os direitos sociais se tornassem realidade, o papel do governo no sentido de divulgar a nova legislação à população e a sua importância dentro do projeto de construção do Estado nacional. Também serão abordadas as leis sindicais e a tentativa de controle da mobilização dos trabalhadores na Era Vargas.
Horário /Local 14:00 às 15:00 F502
Responsável: Romulo Matos