Publicação de “História intelectual latino-americana – itinerários, debates e perspectivas” organizado pela profa. Maria Elisa Noronha de Sá.

14 de March de 2017 história intelectual latino-americana

A história intelectual abrange hoje um campo amplo, de fronteiras permeáveis e imprecisas, em cujo interior se entrecruzam e sobrepõem numerosas correntes disciplinares. Podendo ser definida, inicialmente, como uma forma de interrogar o passado que privilegia e enfatiza as formas de pensar, discorrer e imaginar que os seres humanos manifestaram em seu tempo, a história intelectual demarca, atualmente, um campo de indagação histórica que se diferencia – tanto em seu método quanto em seu objeto -, da “história das ideias” em suas várias formulações tradicionais. A história intelectual abrange assim uma preocupação com a articulação das ideias às suas condições externas. Não se trata mais de uma história de ideias desencarnadas, que existem por si, mas de ideias relacionadas a um determinado contexto.

Composto por 12 artigos, História intelectual latino-americana pretende discutir e apresentar ao público uma reflexão sobre o “estado atual” dos estudos de história intelectual com temáticas latino-americanas no Brasil.

Os textos aqui reunidos foram apresentados no Seminário “História intelectual latino-americana” ocorrido na PUC-Rio em 2016, e teve a participação dos autores: Jorge Myers, José Alves de Freitas Neto, Maria Elisa Noronha de Sá, Bruno Passos Terlizzi, Affonso Celso Thomaz Pereira, Fabio Muruci, Lucas Machado dos Santos, Alessandra Seixlack Gonzalez, Ivia Minelli, Fernando Luiz Vale Castro, Priscila Pereira e Bárbara de Almeida Guimarães.

Agora disponível para download gratuito no site da Editora PUC-Rio.

Endereço:http://www.editora.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=411&sid=3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *