Roberta Martineli, doutora pelo Programa de História Social da Cultura recebeu “menção honrosa” no Prêmio Anphu-Rio de pesquisa em 2018.

01 de September de 2018

A tese de Roberta Martinelli, intitulada “As Festas Reais (segunda metade do século XVIII)”, orientada pelo professor Leonardo Pereira, recebeu destaque no Prêmio Anphu-Rio de pesquisa.

As festas reais ocorridas na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XVIII, bem como as suas narrativas, constituem o tema desta tese. Sua primeira parte se propõe a pensar tais celebrações em suas conexões com outras manifestações festivas similares no espaço atlântico do império português no mesmo período cronológico, especialmente em cidades como Lisboa e Luanda. Seguindo essa perspectiva, o trabalho se propõe a relacionar as práticas festivas em homenagem ao rei lusitano ocorridas nessas diferentes localidades de modo não a ressaltar algum tipo de homogeneidade entre elas, mas sim a buscar os modos específicos pelos quais elas expressaram padrões e códigos comuns ao império português – não só nos próprios festejos, mas também nas narrações produzidas sobre eles, denominadas Relações de festas, por meio das quais se articulava certa memória acerca da monarquia e do império. Já a segunda parte da tese tenta refletir sobre o modo pelo qual tais padrões nos ajudam a entender três situações festivas na cidade colonial do Rio de Janeiro: as celebrações no ano de 1762 pelo nascimento do príncipe da Beira; as comemorações pelo casamento dos infantes D. João e Carlota Joaquina, em 1782; e as festas pelo nascimento do príncipe D. Antônio, em 1795. Pela tentativa de compreender a lógica de cada uma dessas práticas festivas, que identifique os sujeitos e grupos que dela tomaram parte, pretende-se pôr em evidência as dinâmicas das relações sociais do Rio de Janeiro do período, de modo a compreender como os diferentes grupos da cidade faziam da festa um espaço dramatizado de disputa e de afirmação de seu lugar dentro do Império Português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *