PIBID / PIBIC / PET

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, instituído pelo MEC e gerido pela CAPES – tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Um desafio cujo ponto de partida é a troca de saberes e práticas entre a universidade e a escola pública, a qual se torna possível pela concessão de bolsas aos alunos de licenciatura e aos professores regentes de turma da unidade escolar. Mas um desafio que, no Curso de Licenciatura em História da PUC-Rio, se transforma na possibilidade de formar professores de história cuja marca distintiva consiste em serem Autores de uma aula. Porque se alguns contam histórias para seus leitores por meio de textos escritos, outros contam histórias para um auditório especial – os alunos de uma turma – por meio de um Texto diferente – a Aula de história -, tecido a partir de questões que se apresentam a cada dia: por que contar, para quem contar, o que contar, como contar. Somos os professores de história.Por meio de práticas diversas, individuais e coletivas, que reforçam o nexo indissociável e recíproco entre o que ensina e aquele que aprende, no ambiente universitário e na unidade escolar, cada licenciando deverá se tornar capaz de narrar uma, várias, muitas experiências vividas por homens e mulheres, em diferentes tempos e lugares.

 

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto do governo federal de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). O PET foi criado em 1979 com o nome original de Programa Especial de Treinamento. Em 2004, o nome foi alterado para Programa de Educação Tutorial. Segundo a SESu, seus objetivos são: “a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.” O PET oferece bolsas a grupos de até 12 estudantes de graduação, os bolsistas, denominados “petianos”, são estimulados a desenvolver projetos e trabalhos em pesquisa, ensino e extensão. Historicamente, o PET funciona também como um forma de preparação para a carreira acadêmica. Atualmente o programa conta com 842 grupos distribuídos em 121 instituições de ensino superior (IES) em todo o Brasil.

Com proposta aprovada em 2007, o PET-História da PUC-Rio é um dos primeiros do Estado do Rio de Janeiro e contribuiu para a formação de dezenas de alunos. O grupo se reúne duas vezes por semana para a elaboração de seus projetos e atividades. Em relação à pesquisa, cada aluno desenvolve um trabalho na área de seu interesse. Além disso, o grupo realiza leituras coletivas de textos e obras de referência. Quanto ao ensino e à extensão, o PET tem realizado parcerias com diversas ONGs e escolas para desenvolver programas de qualificação dos seus alunos.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC)

O Departamento de História desenvolve atividades de Iniciação Científica, que consiste em dar oportunidade ao aluno de graduação de participar de pesquisas acadêmicas em várias áreas do conhecimento científico. Um dos programas mais efetivos é o PIBIC – Programa Institucional de Iniciação Científica do CNPq que visa despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação.

A crescente e expressiva participação discente nos Projetos de Pesquisa coordenados por professores do Departamento de História permite do ponto de vista qualitativo, ganhos acadêmicos significativos para a integração entre a graduação e a pós-graduação expressos na interação sistemática desses alunos de graduação com professores e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura.

Desde seu início, a participação dos alunos de graduação de História nos Projetos de Pesquisa desenvolvidos por professores do Departamento é significativa. No âmbito da Universidade, a História é um dos cursos que mais oferece vagas para os alunos com cerca de 1/3 dos alunos matriculados na graduação presencial com condições de candidatar-se a bolsas de Iniciação Científica em suas várias modalidades. As atividades de pesquisa implicam num compromisso de 20 horas semanais e a participação nas Jornadas PIBIC da PUC-Rio, sejam eles beneficiários de bolsas de Iniciação Científica ou pesquisadores voluntários.