Projetos
CRISLAYNE GLOSS MARÃO ALFAGALI
Nome do projeto: Domínio, política e cultura: relações de trabalho no Atlântico Sul (séculos XVII e XVIII)
Ano de Início: 2018
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Descrição:
Este projeto faz parte da linha de pesquisa Experiências e Conexões Culturais do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio. Trata-se de uma abordagem das diferentes modalidades e relações de trabalho que se instituíram no Reino de Angola e na América portuguesa, sobretudo nos séculos XVI a XVIII. A ênfase recai sobre as possibilidades de buscar conexões entre as estratégias de domínio, controle e exploração da mão de obra das populações locais nos dois lados do Atlântico Sul. Interessa-nos também compreender as formas de organização do trabalho dos ameríndios e Ambundos, ou seja, o próprio conceito de trabalho específico dessas sociedades e sua relação com os demais âmbitos da vida social: os ritmos e tempos de trabalho, conhecimentos e técnicas, padrões de disciplina no cotidiano dos trabalhadores. Acompanhando esse processo antes das políticas de controle coloniais setecentistas e as mudanças que elas causaram após sua implementação. Por outro lado, pretende-se conhecer como os trabalhadores do Atlântico Sul, de variada origem e condição social, vivenciaram modalidades diferentes de trabalho (não-escravo e compulsório), e elaboraram formas de resistência, negociação, (re)inventaram novas práticas culturais e de trabalho e criaram soluções para conflitos
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DIEGO ANTONIO GALEANO
Nome do Projeto: “O REVERSO DA MOEDA”. CRIME, CULTURA E CIRCULAÇÃO DE DINHEIRO NAS CIDADES SUL- AMERICANAS, 1890-1930
Linhas de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O presente projeto tem por objetivo geral estudar a história da falsificação monetária e da circulação de dinheiro ilegal no espaço atlântico sul-americano, entre 1890 e 1930. O recorte geográfico se focaliza no espaço transacional constituído pelas rotas e conexões entre as capitais da Argentina (Buenos Aires), Uruguai (Montevidéu) e Brasil (Rio de Janeiro). O tema que esta pesquisa aborda está dividido em dois eixos problemáticos. Primeiro, uma história transnacional das práticas delitivas de fabricação do dinheiro falso. Neste caso, os objetivos são mapear as redes sul- americanas de falsificação do dinheiro e realizar uma história social dos falsificadores ou moedeiros falsos. O segundo eixo foca-se em uma história transnacional das representações sobre a circulação de dinheiro ilegal. Envolve o estudo de um conjunto heterogêneo de narrativas sobre diversos tipos de estelionatos, e a análise das figuras do passador de moeda falsa e do passador do conto do vigário. Cada um destes eixos problemáticos envolve uma escala de análise específica. O primeiro eixo requer um mapeamento do espaço atlântico sul-americano. O segundo se detém nos nós da rede, nas grandes cidades e seus espaços de encontros entre anônimos, através de micro- interações urbanas que se enredam nas expectativas dos sujeitos em torno da circulação do dinheiro. O estudo das formas ilegais do dinheiro, produzidas e distribuídas por complexas redes de falsários e estelionatários, é entendido aqui como um aporte à história sociocultural da economia monetária cotidiana e informal. Esta história requer uma análise minuciosa dos significados e dos usos sociais do dinheiro, estendendo-se além dos braços formais da economia do mercado destes países.
Nome do Projeto: UM RIO DE CRÔNICAS
Linhas de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS ; HISTÓRIA
DO CRIME, DA POLÍTICA E DA JUSTIÇA CRIMINAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início : 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RJ.
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Este projeto visa trazer a público textos pouco conhecidos de um período de crucial importância no processo de desenvolvimento urbano da cidade: os anos compreendidos entre o final do século xix e o início do século xx. Marcado pela mudança do regime monárquico para o republicano e pela consequente urbanização da então capital do país, a análise de tal período nos permite acessar a origem de dinâmicas que marcaram sobremaneira as formas materiais e simbólicas pelas quais se desenrolou o crescimento urbano do rio de janeiro ao longo do último século. É nesse sentido que optamos por organizar volumes compostos por séries de crônicas escritas por importantes autores do referido período, cujo trabalho na imprensa não apenas retratava diferentes aspectos do processo de crescimento urbano do rio de janeiro, como também ajudava a conformá-lo. Artur de Azevedo, Paulo Barreto (o João do rio), Francisco Guimarães (o vagalume) e Elysio de carvalho deixaram nos periódicos em que atuaram importantes registros de diferentes aspectos do período, em textos ainda pouco ou nada conhecidos do público leitor dos nossos dias. O projeto popõe, assim, a organização de um livro de cada um desses autores, compostos por séries de crônicas cujo conteúdo versa sobre aspectos centrais da vida urbana do rio de janeiro de seu tempo. Com edições preparadas por especialistas na obra de cada um dos autores, a ideia é, em suma, disponibilizar séries nunca publicadas fora de seu contexto original (os periódicos em que escreviam), de modo a contribuir para a compreensão de um dos mais interessantes períodos da história urbana dessa cidade.
Nome do Projeto: CONEXIONES ATLÁNTICAS: TRABAJADORES, SOCIABILIDADES Y CIRCUITOS CULTURALES EM LA AMERICA DEL SUR (1830-1930)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS ; HISTÓRIA
DO CRIME, DA POLÍTICA E DA JUSTIÇA CRIMINAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início : 2016
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDAÇÃO FORD
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto pretende viabilizar o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores que desenvolvem investigações originais sobre o universo das trocas e conexões culturais ocorridas no sul-atlântico entre 1830 e 1930. Sua proposta é a de articular pesquisadores vinculados a universidades do Brasil, Argentina e Uruguai, incorporando ainda pesquisadores latino-americanistas que atuam nos Estados Unidos, a fim de criar um grupo de trabalho transnacional centrado no estudo da sociabilidade entre os trabalhadores nos circuitos do Atlântico sul-americanos dentro deste período. Com isso, pretende-se estimular a produção de novas investigações comparadas, conectadas e transnacionais no campo da história social da América do Sul.
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EDUARDO WRIGHT CARDOSO
Nome do Projeto: A VISUALIDADE NA HISTÓRIA: AUTÓPSIA NA HISTORIOGRAFIA OITOCENTISTA BRASILEIRA
Linhas de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2018
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: Recurso fundamental para a escrita da história antiga, a visão não deixou de participar da elaboração e do desenvolvimento do conhecimento histórico na modernidade. É certo, todavia, que os pressupostos que nortearam o ‘ver’ passaram por profundas modificações. A visão é empregada não somente como um expediente que determina o contato e a relação com eventos e tempos diversos, mas ainda como recurso narrativo que atribui valores e resultados específicos para a obra historiográfica. Como objeto de pesquisas, portanto, a visualidade permite explorar inúmeras possibilidades analíticas que incluem a atuação do historiador a partir da autópsia, o valor atribuído às fontes ou testemunhos nos relatos, a legitimidade da história do tempo presente, a utilização de metáforas e recursos visuais na narrativa historiográfica, bem como o lugar do leitor e a recepção da obra.
Nome do Projeto: HISTÓRIA E RETÓRICA: MODALIDADES DE APROXIMAÇÃO E CONTATO ENTRE ANTIGOS E MODERNOS
Linhas de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2018
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição: As relações, contatos e distanciamentos entre a História e a Retórica nunca deixaram de inquietar historiadores e teóricos da história, bem como oradores, retores e filósofos. Se na Antiguidade o saber histórico tecia relações próximas com a prática retórica a ponto de ser possível caracterizar a historiografia antiga como uma história retoricizada, na época contemporânea esse legado e suas consequências produziram debates importantes, sobretudo, a partir da década de 1970 – momento caracterizado como “giro linguístico”, mas também denominado, sugestivamente, de “giro retórico”. O que se verifica, portanto, é que da Antiguidade aos dias atuais, História e Retórica enfrentaram tanto momentos de aproximação e contato quanto, igualmente, situações de ruptura e distanciamento. O intuito dessa pesquisa é, pois, mapear, em uma perspectiva temporal alargada, as múltiplas relações entre esses dois tipos de saberes e de construção de conhecimento, procurando destacar contatos recíprocos e reapropriações diversas.
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HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES
Nome do Projeto: A UTOPIA NO TEMPO, O TEMPO NA UTOPIA
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiadores: FAPERJ – AUXÍLIO FINANCEIRO / CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – BOLSA.
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
A PESQUISA ANALISA A RELAÇÃO ENTRE UTOPIA E TEMPORALIDADE NAS OBRAS DE OSWALD DE ANDRADE E DE HAROLDO DE CAMPOS. BUSCA-SE, ESPECIFICAMENTE, INVESTIGAR: 1) COMO ESSES AUTORES PENSARAM A CRISE DAS UTOPIAS; 2) COMO ENRIQUECERAM O REPERTÓRIO CONCEITUAL DA TRADIÇÃO UTÓPICA A PARTIR DE UMA UTOPIA PRESENTISTA.
Nome do Projeto: SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E A RAZÃO ÁRCADE
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar, na obra capítulos de literatura colonial, os pressupostos teóricos de uma historiografia que busca dotar de sentido e significação o ideal árcade de racionalidade. Nesse sentido, são objetivos gerais do trabalho: a) analisar os modos de constituição de uma abordagem historiográfica que, entrecruzando história e literatura, assume uma feição teórica e normativa que esta pesquisa pretende identificar e analisar. B) investigar o lugar ocupado pelos capítulos no interior de uma obra historiográfica que, repensando os elos entre tradição e modernidade, se contrapunha, nos anos 50, às pedagogias da prosperidade em gestação. Posto isso, e em relação à pesquisa atualmente em andamento, o objetivo específico deste projeto será este: analisar as fontes teóricas de Sérgio Buarque de Holanda e o impacto que elas tiveram em sua historiografia, notadamente as referências italianas (o filósofo napolitano vico e o árcade romano graviana, autores de obras fundamentais para se pensar uma poética árcade e um método de abordagem historiográfica para a poesia setecentista).
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JOÃO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
Nome do Projeto: A “narrativa filosófica” nos gêneros históricos e romanesco no Iluminismo
Linhas de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento:
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
No século XVIII, narrativa histórica e narrativa romanesca, competindo por uma audiência semelhante, aproximavam-se de várias maneiras, compartilhando elementos formais, temáticos e funcionais. Essa pesquisa parte do pressuposto de que explorar esse contexto letrado específico – que “atravessa nossas fronteiras disciplinares bem como genéricas” (Gallagher 2012, p. 634) –, é uma maneira interessante, alternativa a uma abordagem disciplinar e teleológica, de explorar questões pertinentes tanto à história da historiografia quanto à história do romance modernos, questões relativas à retórica e à construção da autoridade discursiva, aos limites da representação (do verdadeiro e do verossímil) e aos parâmetros ético-políticos e epistêmicos das narrativas histórica e romanesca. Em particular, a hipótese que se pretende testar é a de que a “história filosófica” setecentista (Momigliano 2004; Pocock 1999) e o romance do século XVIII compartilhavam um mesmo propósito pedagógico (incutir um temperamento “filosófico”, “civil” ou “polido” em seu público) e um conjunto de dispositivos retóricos comuns (entre os quais se destaca a presença de um narrador/crítico que intervém na ação narrada e orienta a atitude e juízo do leitor em relação a ela e aos personagens), que configuravam o que se poderia chamar “narrativa filosófica”. Para tanto, tomar-se-á como objetos privilegiados de investigação a produção historiográfica e romanesca de letrados setecentistas, tais como David Hume e Henry Fielding, escritores contemporâneos, notáveis tanto por sua autoconsciência retórica e acume teórico quanto por seu envolvimento com uma política e uma poética iluministas da polidez.
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JOAO MASAO KAMITA
Nome do Projeto: INFRA-ESTRUTURA COMO ARQUITETURA? A NOVA PAISAGEM DAS CIDADES
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
descrição:
Projeto de pesquisa infraestrutura como arquitetura? A nova paisagem das cidades escopo do projeto a infraestrutura sempre foi considerada àquilo que antecede e prepara a ação da arquitetura. Plataformas, canalizações, energia, vias de acesso, enfim, tantas são as condições prévias para a construção do edifício, tantos sistemas precisam ser antecipados e/ou ajustados, daí a sua necessária consideração no ato do projeto. Contudo, tais fatores são ou foram reconhecidos e tratados em sua dimensão meramente técnica, ou seja, acessórios ao que realmente importa: o sentido estético, expressivo, compositivo …. em suma, à dimensão artística da arquitetura. Enquanto programa técnico, as obras de infraestrutura são demandas exclusivas ao campo das engenharias. Apoiadas no positivismo cientificista, as engenharias são disciplinas de caráter intrinsecamente instrumentalizastes, ou seja, fundamentam-se na objetividade e no cálculo de eficiência aplicado. Por isso, assumem-se com a intensidade de uma ação intransitiva, pragmática? Ação que soluciona um problema urgente e geral para tornar possível a vida do grupo social. Em termos de escala, a ação infraestrutura tem um alcance territorial, seu alcance é o espaço do agrupamento humano, não são fatos isolados, antes constituem sistemas proliferantes visíveis e invisíveis. Pontos de articulação são marcos efetivo e contundente na paisagem e quanto mais o núcleo urbano se desenvolve e cresce, mais ela ganha importância vital. daí o discurso infra estrutural ser carregado da retórica do progresso, sendo sua ação legitimada pela promessa de melhoria, pelo futuro de benesses que agregará à vida das pessoas. no entanto, a contra-face desse movimento de desenvolvimento acelerado se mostrou. o incremento avassalador da atividade industrial leva, em igual proporção, à altos níveis de produção de rejeitos poluidores, provocando sérios problemas de sustentabilidade. Por outro lado, com o aumento exponencial da conectividade e do consumo, a ameaça de colapso dos sistemas se anunciou? Um funcionamento ininterrupto que pode levar à exaustão, à ruptura e ao acidente de proporções avassaladoras. Este projeto pretende estudar o fenômeno da infraestrutura tendo em conta seu impacto na cidade e suas relações com o projeto de arquitetura.
Nome do Projeto: PROJETO E CONTEMPORANEIDADE: TEORIA E PRÁTICA DA ARQUITETURA E DA CIDADE CONTEMPORÂNEAS
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Projeto voltado para a investigação dos diferentes significados da ideia de Projeto no universo da arquitetura e da cidade contemporâneas. O objetivo é problematizar a noção e a prática do projeto arquitetônico a partir de dois movimentos básicos: o primeiro, de natureza mais teórica, através da interrogação sobre suas condições de emergência históricas, suas bases epistemológicas e seus limites de possibilidades atuais; o segundo, de natureza mais experimental, confrontando tais bases com o que é hoje seu objeto mais problemático – a cidade contemporânea.
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JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
Nome do Projeto: DESAFIOS DO SÉCULO XXI: A QUESTÃO RACIAL E A UNIVERSIDADE
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Projeto apresentado pelo núcleo interdisciplinar de reflexão e memória afrodescendente (nirema), em parceria com o lemann institute for brazilian studies da university of illinois at urbana-champaign, ao programa de desenvolvimento acadêmico abdias nascimento/edital de seleção para projetos conjuntos de pesquisa entre instituições brasileiras e estrangeiras com modalidade de graduação sanduíche e doutorado sanduíche. Edital secadi/capes n. 02/2014. O projeto tem por objetivo principal fortalecer a internacionalização dos programas de pesquisa e de pós-graduação e dos núcleos de estudos relacionados às temáticas propostas pelo edital. Pretende-se também promover a participação de docentes e discentes, favorecendo, assim, o fortalecimento de grupos de pesquisas e o desenvolvimento de projetos integrados e interdisciplinares, sobretudo nas áreas de ciências sociais, história e direito. Edital mcti/cnpq nº 46/2014 – programa de cooperação em ciência, tecnologia e inovação com países da África? Proáfrica.
Nome do Projeto: ACERVO DIGITAL DA HISTÓRIA E CULTURA SWAHILI DO NORTE DE MOÇAMBIQUE: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA CULTURA E DAS MÍDIAS DIGITAIS (BRASIL-MOÇAMBIQUE)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto foi elaborado em parceria com pesquisadores do centro de estudos africanos da universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e apresentado ao edital mcti/cnpq nº 46/2014 – programa de cooperação em ciência, tecnologia e inovação com países da África – proáfrica. O projeto tem por objetivo principal desenvolver uma pesquisa sobre a história e a cultura swahili do norte de Moçambique e refletir como a pesquisa e o ensino de história e das culturas africanas e a preservação do patrimônio cultural de populações historicamente marginalizadas podem se configurar estratégias de promoção da inclusão social no brasil e em Moçambique.
Nome do Projeto: MEMÓRIA, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/11/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Pretende-se analisar o lugar que o tema do patrimônio cultural ocupa em mecanismos de planejamento institucionais das escolas, como no projeto político e pedagógico e nos planos de orientação curricular de cada disciplina, geralmente realizados a partir das propostas presentes nos PCNs, e nos planejamentos formulados diretamente pelos professores e mais comumente praticados no cotidiano das aulas, como planejamentos anuais, semestrais, semanais ou diários. Outro aspecto que tem estado no centro dos interesses da pesquisa diz respeito aos referenciais identitários dos alunos, grupos sociais em que estão inseridos, práticas socioculturais, relação com o espaço da casa, da escola e da vizinhança, enfim seu universo cultural, processo no qual os alunos, ao serem abordados, deverão ser mobilizados a identificar, levantar e manusear vestígios materiais e imateriais, como fotografias, objetos, músicas, práticas religiosas, entre outros, que tenham significado em sua História passada e presente. Foi estabelecida uma parceira com o Instituto de Educação Carmela Dutra. A escola está localizada no Bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, região marcada por uma expressiva presença do samba, do jongo e das religiões de matriz africana.
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LARISSA ROSA CORRÊA
Nome do Projeto: RELAÇÕES SINDICAIS BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA GUERRA FRIA E A FORMAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS: EDUCAÇÃO E TRABALHO?
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O objetivo da pesquisa é analisar a partir das relações sindicais entre Brasil e Estados Unidos na Guerra Fria, mais especificamente, entre os anos 1950 e 1960, os cursos de educação voltados para a formação de lideranças sindicais, promovidos nos sindicatos da região do Rio de Janeiro e São Paulo, com fundos da central sindical norte-americana, a AFL-CIO, da Embaixada dos Estados Unidos e do Departamento de Estado norte-americano. Para tanto, serão analisados os materiais impressos, as apostilas, jornais e demais publicações, além de entrevistas com antigas lideranças sindicais e documentação da polícia política (Dops) do Rio de Janeiro e São Paulo.
Nome do Projeto: RELAÇÕES SINDICAIS ESTADOS UNIDOS E AMÉRICA LATINA: A ATUAÇÃO DO SINDICALISMO NORTE- AMERICANO NAS DITADURAS MILITARES DO BRASIL, ARGENTINA E CHILE
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2014
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
De modo geral, este projeto busca investigar a formulação da política internacional e atuação da AFL-CIO no Brasil, Argentina e Chile, por meio da observação das atividades do Iadesil, uma organização sindical criada em 1961 pela confederação sindical norte-americana, com fundos do programa Aliança para o Progresso e de grandes companhias norte-americanas. A pesquisa irá se limitar às décadas de 1960 e 1970, com foco nos períodos anteriores e posteriores aos golpes militares nessas regiões. O estudo tem como objetivo reunir análises sobre a história do trabalho, relações internacionais e política na América Latina.
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LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA
Nome do Projeto: CONEXIONES ATLÂNTICAS: TRABAJADORES, SOCIABILIDADES Y CIRCUITOS CULTURALES EN LA AMERICA DEL SUR (1830-1930)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2016
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDAÇÃO FORD
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto pretende viabilizar o intercãmbio acadêmico entre pesquisadores que desenvolvem investigações originais sobre o universo das trocas e conexões culturais ocorridas no sul-atlântico entre 1830 e 1930. Sua proposta é a de articular pesquisadores vinculados a universidades do Brasil, Argentina e Uruguai, incorporando ainda pesquisadores latino-americanistas que atuam nos Estados Unidos, a fim de criar um grupo de trabalho transnacional centrado no estudo da sociabilidade entre os trabalhadores nos circuitos do Atlântico sul-americanos dentro deste período. Com isso, pretende-se estimular a produção de novas investigações comparadas, conectadas e transnacionais no campo da história social da América do Sul.
Nome do Projeto: OS FILHOS DO VENTRE LIVRE: TRAJETÓRIAS NEGRAS, LETRAMENTO E CIDADANIA NO RIO DE JANEIRO DO PÓS-ABOLIÇÃO.
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2016
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Mais do que a liberdade do ventre, a Lei de 28 de setembro de 1871 marcava, na prática, o início do desmoronamento de uma ideologia de domínio que havia por séculos sustentado a escravidão no Brasil. Além de regular as relações entre senhores e escravos, a lei também apontava, ainda que de forma tímida, para o futuro dos nascidos do ventre-livre, em um artigo no qual tratava de associações a serem formadas para? Criar e tratar os mesmos menores?. Apesar do caráter restrito da aplicação da medida, as chances abertas por esse processo de expansão da escolaridade foram aproveitadas por muitos jovens afrodescendentes. Era o caso, dentre outros, de Manoel Vicente Alves, conhecido no período como Dr. Jacarandá; de Hilário Jovino Ferreira, que depois de nascer em Pernambuco ajudou a fundar no Rio de Janeiro diversas sociedades carnavalescas; e de Francisco Guimarães, que faria sucesso na imprensa carioca com o pseudônimo de Vagalume. Através da análise trajetória destes três personagens e de outros afrodescendentes de sua geração, pretende-se investigar os limites e possibilidades colocados ao longo da Primeira República para negros e pardos que, como eles, tiveram acesso ao letramento.
Nome do Projeto: UM RIO DE CRÔNICAS
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto visa trazer a público textos pouco conhecidos de um período de crucial importância no processo de desenvolvimento urbano da cidade: os anos compreendidos entre o final do século XIX e o início do século XX. Marcado pela mudança do regime monárquico para o republicano e pela consequente urbanização da então capital do país, a análise de tal período nos permite acessar a origem de dinâmicas que marcaram sobremaneira as formas materiais e simbólicas pelas quais se desenrolou o crescimento urbano do Rio de Janeiro ao longo do último século. É nesse sentido que optamos por organizar volumes compostos por séries de crônicas escritas por importantes autores do referido período, cujo trabalho na imprensa não apenas retratava diferentes aspectos do processo de crescimento urbano do Rio de Janeiro, como também ajudava a conformá-lo. Artur de Azevedo, Paulo Barreto (o João do Rio), Francisco Guimarães (o Vagalume) e Elysio de Carvalho deixaram nos periódicos em que atuaram importantes registros de diferentes aspectos do período, em textos ainda pouco ou nada conhecidos do público leitor dos nossos dias. O projeto popõe, assim, a organização de um livro de cada um desses autores, compostos por séries de crônicas cujo conteúdo versa sobre aspectos centrais da vida urbana do Rio de Janeiro de seu tempo. Com edições preparadas por especialistas na obra de cada um dos autores, a ideia é, em suma, disponibilizar séries nunca publicadas fora de seu contexto original (os periódicos em que escreviam), de modo a contribuir para a compreensão de um dos mais interessantes períodos da história urbana dessa cidade.
Nome do Projeto: Ecos Noturnos: culturas urbanas e comunicação cultural nas crônicas de Francisco Guimarães (1904)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto se propõe a investigar a série Ecos noturnos , publicada ao longo do ano de 1904 no jornal A Tribuna por Francisco Guimarães, o Vagalume . Pouco conhecido nos dias de hoje, Francisco Guimarães foi um dos mais populares cronistas no Rio de Janeiro da Primeira República. Nascido na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros, acompanhou ao longo de sua infância o processo de desmantelamento das antigas políticas de domínio senhorial. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-abolição, tiveram que buscar novos caminhos de sobrevivência e afirmação profissional o que conseguiu através de uma carreira jornalística explicitamente vinculada aos interesses e à linguagem dos trabalhadores cariocas do período, cujas práticas dançantes e carnavalescas, fez sempre questão de registrar. Ao se centrar na série a partir da qual deu forma pela primeira vez ao pseudônimo que o consagrou, esta investigação tenta entender como ele ajuda a configurar certa imagem sobre o universo das culturas próprias ao mundo dos trabalhadores no Rio de Janeiro, que seria posteriormente tomada como base de afirmação da própria cultura nacional.
Nome do Projeto: NO RITMO DO VAGALUME: CLUBES DANÇANTES, SAMBAS E NACIONALIDADE NA PRODUÇÃO DE FRANCISCO GUIMARÃES (1904-1933)
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Pouco conhecido nos dias de hoje, Francisco Guimarães, o Vagalume, foi um dos mais populares cronistas e dramaturgos no Rio de Janeiro da Primeira República. Nascido na segunda metade da década de 1870 em uma família de trabalhadores negros, acompanhou ao longo de sua infância o processo de desmantelamento das antigas políticas de domínio senhorial. Foi por isso um dos muitos afrodescendentes que, no pós-abolição, tiveram que buscar novos caminhos de sobrevivência e afirmação profissional o que conseguiu através de uma carreira jornalística explicitamente vinculada aos interesses e à linguagem dos trabalhadores cariocas do período, cujas práticas dançantes e carnavalescas, fez sempre questão de registrar. A partir de sua trajetória e produção, este projeto se propõe a investigar o processo de afirmação de uma nova imagem da nacionalidade nos anos 1920 e suas contradições de modo a melhor compreender os processos através dos quais estes costumes e práticas foram transformados na base de uma vigorosa e ainda importante imagem da cultura brasileira consolidada a partir do início da década de 1930.
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MARCELO GANTUS JASMIN
Nome do Projeto: CONCEITOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA: A TEORIA POLÍTICA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2016
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O presente projeto dá continuidade e amplia, criticamente, o trabalho que venho realizando acerca das relações entre a história dos conceitos e a teoria política, que se iniciou com o projeto Contextualismo lingüístico e história conceitual: o debate teórico-metodológico contemporâneo sobre a história da teoria política (CNPq, 2003- 2006), e recebeu desenvolvimentos teóricos e empíricos no contexto do projeto de pesquisa Teoria Política e História dos Conceitos: recepção e mudança conceitual, que se encerra em fevereiro de 2012 (CNPq) e em meu estágio pós-doutoral junto a Universidade de Stanford em 2008-2009. Em suas linhas gerais, trata-se de explorar: a) os limites e a produtividade da história conceitual para a elaboração da teoria política;< >os modos pelos quais as atividades de re-semantização e de inovação conceitual conformam horizontes de expectativas para a ação que se quer construtora de futuros;mais especificamente, os modos pelos quais o conceito de história e seus correlatos, ao articularem espaço de experiências e horizonte de expectativas (Koselleck), determinam aquilo que, no presente, é dado à ação poder desenvolver ou não; d) as conseqüências para o disposto nos dois itens anteriores se considerarmos verdadeira a hipótese de que o conceito de história, tal como concebido até recentemente, em termos iluministas ou hegelianos, como um processo universal de desenvolvimento (progresso) das capacidades ou do espírito humanos em direção a um télos passível de ser conhecido antecipadamente as Luzes, a felicidade, a liberdade , não é mais operativo na situação epistemológica contemporânea (Gumbrecht); e) as conseqüências desta última proposição para a teoria política, especialmente no que diz respeito à atualização ou re-semantização contemporâneas de valores que, nas concepções modernas de história, eram dados como temporalmente ultrapassados e anacrônicos.
Nome do Projeto: VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NO BRASIL (1964-1966)
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa
Situação do Projeto: Concluído
Descrição:
Pesquisa a ser realizada, com outros seis pesquisadores (mestrandos de História e de Direito), em vários acervos documentais do Estado do Rio de Janeiro, para auxiliar aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei n. 12.528/2011, com a finalidade de examinar e esclarecer violações de direitos humanos no período entre 1946-1988, com especial atenção às graves violações cometidas por agentes estatais durante o regime ditatorial militar. O especialista planejará e coordenará a investigação nos acervos definidos como prioritários pela Comissão Nacional, será responsável pela análise e sistematização dos dados a partir dos relatórios parciais dos pesquisadores e pela elaboração dos relatórios finais.
Nome do Projeto: HISTÓRIA UNIVERSAL, PROGRESSO E AÇÃO: HISTÓRIA DOS CONCEITOS E TEORIA POLÍTICA NA SITUAÇÃO EPISTEMOLÓGICA CONTEMPORÂNEA
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 05/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O presente projeto dá continuidade e amplia, criticamente, o trabalho que venho realizando acerca das relações entre a história dos conceitos e a teoria política, que se iniciou com o projeto Contextualismo lingüístico e história conceitual: o debate teórico-metodológico contemporâneo sobre a história da teoria política (CNPq, 2003- 2006), e recebeu desenvolvimentos teóricos e empíricos no contexto do projeto de pesquisa Teoria Política e História dos Conceitos: recepção e mudança conceitual, que se encerra em fevereiro de 2012 (CNPq) e em meu estágio pós-doutoral junto a Universidade de Stanford em 2008-2009. Em suas linhas gerais, trata-se de explorar: a) os limites e a produtividade da história conceitual para a elaboração da teoria política;< >os modos pelos quais as atividades de re-semantização e de inovação conceitual conformam horizontes de expectativas para a ação que se quer construtora de futuros;mais especificamente, os modos pelos quais o conceito de história e seus correlatos, ao articularem espaço de experiências e horizonte de expectativas (Koselleck), determinam aquilo que, no presente, é dado à ação poder desenvolver ou não; d) as consequências para o disposto nos dois itens anteriores se considerarmos verdadeira a hipótese de que o conceito de história, tal como concebido até recentemente, em termos iluministas ou hegelianos, como um processo universal de desenvolvimento (progresso) das capacidades ou do espírito humanos em direção a um télos passível de ser conhecido antecipadamente as Luzes, a felicidade, a liberdade , não é mais operativo na situação epistemológica contemporânea (Gumbrecht); e) as consequências desta última proposição para a teoria política, especialmente no que diz respeito à atualização ou re-semantização contemporâneas de valores que, nas concepções modernas de história, eram dados como temporalmente ultrapassados e anacrônicos;
HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FUNDACAO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FUNDEP/UFMG
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Pesquisa a ser realizada, com outros seis pesquisadores (mestrandos de História e de Direito), em vários acervos documentais do Estado do Rio de Janeiro, para auxiliar aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pela Lei n. 12.528/2011, com a finalidade de examinar e esclarecer violações de direitos humanos no período entre 1946-1988, com especial atenção às graves violações cometidas por agentes estatais durante o regime ditatorial militar. O especialista planejará e coordenará a investigação nos acervos definidos como prioritários pela Comissão Nacional, será responsável pela análise e sistematização dos dados a partir dos relatórios parciais dos pesquisadores e pela elaboração dos relatórios finais.
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MARIA ELISA NORONHA DE SÁ
Nome do Projeto: Representações espaciais, temporalidades e construção da nação no Brasil, Argentina e Chile no século XIX: os conceitos de sertão, pampa e Araucania
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 2017
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto de pesquisa pretende investigar, numa perspectiva transnacional e comparada, os conceitos de sertão, pampa e Araucania, no contexto de construção dos estados nacionais do Brasil, Argentina e Chile, ao longo do século XIX. Nos debates sobre que projetos de Estado e nação deveriam ser implantados, estas representações espaciais serão amplamente mobilizadas, e aparecerão recorrentemente relacionadas às ideias de barbárie e civilização, constituindo-se em um dos temas principais da linguagem política da época. Identificados à ideia de deserto, de vazio a ser preenchido, e como espaços que tinham de ser domados, ocupados ou eliminados, aparecem fortemente associados a imagens negativas, como a selvageria, o atraso, a ausência de res-publica, de governo, de ordem, de leis, de população, de educação, de luzes, em oposição ao litoral, às cidades, sempre associadas à civilização, ao progresso, ao lugar da ordem e carregadas de positividade. Neste contexto, esses conceitos ultrapassam a sua mais óbvia dimensão espacial e aparecem temporalizados, vinculados a uma concepção de tempo histórico linear e do progresso e carregados de projeções, imaginações, expectativas, valores e relacionados a diferentes temporalidades e experiências temporais.
Nome do Projeto: PROYECTO IBEROAMERICANO DE HISTORIA CONCEPTUAL – IBERCONCEPTOS
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/08/2007
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O Proyecto Iberoamericano de Historia Conceptual, mais conhecido como IBERCONCEPTOS, tem como principal objetivo estudar de uma maneira sistemática, a longo prazo e a partir de uma perspectiva comparada, os mais importantes conceitos, linguagens, vocabularios, discursos e metáforas políticas que circularam no mundo iberoamericano ao longo dos últimos séculos. O trabalho se centra especialmente na fase crítica de transição para a modernidade que se estende desde as últimas décadas do século XVIII até meados do século XIX, período em que, não por casualidade, coincide com a fase crucial das revoluções liberais e de independência. Atualmente, na sua terceira fase, o projeto desdobrou-se em grupos, e a pesquisa está inserida no grupo Experiências de tempo nos séculos XVIII e XIX, cuja linha de trabalho tem como objetivo documentar e analisar históricamente o fenômeno da temporalidade durante os séculos XVIII e XIX.
Equipe: Javier Fernández Sebástian, Christian Edward Cyril Lynch, Fabio Wasserman, João Paulo Pimenta.
Nome do Projeto: INTELECTUAIS E A CONSTITUIÇÃO DE UM NOVO VOCABULÁRIO POLÍTICO NA AMÉRICA IBÉRICA NO SÉCULO XIX
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início:05/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto de pesquisa insere-se no âmbito da história intelectual e tem como tema geral o estudo comparativo entre o pensamento de alguns intelectuais considerados autores e atores privilegiados nos processos de independência e na construção dos estados nacionais na América Ibérica ao longo do século XIX. Pretende analisar como determinadas ideias, palavras e conceitos foram criados e/ou resignificados neste momento de construção de novas identidades nacionais e continentais, constituindo um novo vocabulário político no mundo ibero-americano. O objetivo é empreender uma análise comparativa das trajetórias e discursos de alguns dos principais intelectuais que participaram destes processos, mais especificamente na Argentina e no Brasil, como Mariano Moreno, Bernardo de Monteagudo, Manuel Belgrano, Juan Martín de Pueyrredón, José Bonifácio de Andrada e Silva, Frei Caneca, Hipólito José da Costa, José da Silva Lisboa, Silvestre Pinheiro Ferreira, entre outros. Trata-se aqui de investigar a história de alguns conceitos políticos chave neste período, tais como: liberdade, ordem, pátria, revolução, soberania, progresso, nação, monarquia, república, democracia, centralização, descentralização, federalismo, liberalismo, civilização, história, Estado.
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MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA
Nome do Projeto: HOMENS EM TRANSITO: IMIGRANTE, EXILADOS E VIAJANTES NO SÉCULO XX
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Os estudos sobre as narrativas de exílio, de imigrações e de viajantes tem crescido nas últimas décadas. Historiadores e cientistas políticos tem apontado suas analises para diversas direções, o deslocamento como fenômeno político ou indicar as dimensões culturais das experiências de transito transnacional. As imigrações, as diásporas e os exílios deixaram marcas profundas na cultura do século xx. Essas experiências de deslocamento foram fontes de extraordinárias produções intelectuais, teceram laços importantes entre línguas e literaturas, retirando-as de seus enclausuramentos nacionais, misturando-as e lhes dando uma dimensão cosmopolita e supranacional. Uma história do pensamento crítico no século xx não pode ignorar a contribuição dos intelectuais exilados. Aqueles que viveram o que viveram o desterro foram os analistas mais agudos, por sua intabilidade e sua condição de outsiders, da violência dos tempos sombrios do último século. É sempre difícil encontrar o limite entre a imigração e o exílio, através de relatos, autobiografias ou diários é possível atestar a condição de uma viagem movida pela perseguição e pela intolerância política, religiosa ou étnica. Entre 1929 e 1945 entraram no brasil cerca de 465.000 estrangeiros, muitos chegaram na condição de exilados, fugidos das perseguições políticas na europa e da crise econômica do entre guerras. Os portugueses constituíram um fluxo de deslocamento constante e vigoroso desde o início do século e mais de 900.000 vieram para o brasil entre 1904 e 1933. O pico de deslocamento de italianos se deu entre 1904 e 1913, e estima-se que, a partir de 1933, 16.000 alemães e austríacos encontraram refúgio no país. Esse projeto tem como propósito mapear e analisar narrativas de deslocados em transito no brasil durante o século xx.
Nome do Projeto: OUTRO RETRATO DO BRASIL: CULTURA E HISTÓRIA NA OBRA CRÍTICA DE OTTO MARIA CARPEAUX
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 04/03/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: FACULDADES CATOLICAS (Bolsa PUC de Produtividade)
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Há na história de diversos países relatos de perseguição e banimento de minorias. O exílio de indivíduos vindos da Alemanha nazista e da Áustria anexada à Alemanha é, em si, muito peculiar. Sua diferença reside que na fuga em massa a população era significativa a presença de intelectuais, artistas, cientistas e literatos. Entre os 500.000 alemães e austríacos que buscaram o caminho do exílio, na Alemanha a partir de 1933 e na Áustria após o Anchlüss de 1938, estima-se que 16.000 encontraram refúgio no Brasil. Muitos desses exilados contribuíram decisivamente para a vida cultural e artística brasileira, entre eles, Otto Maria Carpeaux. Carpeaux produziu com intensidade no território de seu exílio. Universalista convicto e humanista de formação foi atropelado pela modernização conservadora das nações européias em crise. Para ele, a história é construída por homens, e a modernidade não é uma condição atrelada ao nacional. Na contramão da tradição brasileira, preocupada com a especificidade de sua brasilidade, esse exilado pertencia à outra história, àquela que remetia, parafraseando Stefan Zweig, aos momentos decisivos da humanidade. Tendo como horizonte a tradição ocidental, sua concepção de cultura e história permite vislumbrar um retrato do Brasil, que não se constrói pela exacerbação da nossa singularidade, mas pela nossa inclusão no fluxo intelectual da sociedade ocidental.
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REGIANE AUGUSTO DE MATTOS
Nome do Projeto: ACERVO DIGITAL DA HISTÓRIA E CULTURA SWAHLI DO NORTE DE MOÇAMBIQUE: EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA CULTURA E DAS MÍDIAS DIGITAIS (BRASIL-MOÇAMBIQUE)
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO.
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto foi elaborado em parceria com pesquisadores do centro de estudos africanos da universidade Eduardo mondam (Moçambique) e apresentado ao edital mcti/cnpq nº 46/2014 – programa de cooperação em ciência, tecnologia e inovação com países da África – proáfrica. O projeto tem por objetivo principal desenvolver uma pesquisa sobre a história e a cultura swahili do norte de Moçambique e refletir como a pesquisa e o ensino de história e das culturas africanas e a preservação do patrimônio cultural de populações historicamente marginalizadas podem se configurar estratégias de promoção da inclusão social no brasil e em Moçambique.
Nome do Projeto: ENTRE ÍNDICO E O ATLÂNTICO: CONEXÕES HISTÓRICAS, CIRCULAÇÕES E DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS (BRASIL E MOÇAMBIQUE, SÉCULOS XVIII-XX)
Linha de Pesquisa: TEORIA, HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA INTELECTUAL
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Ano de Início: 2013 – 2015
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR .
Situação do Projeto: CONCLUÍDO
Descrição:
PROJETO INTEGRADO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL CAPES / AULP, ENVOLVENDO O INTERCÂMBIO DISCENTE E DOCENTE COM O DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (MAPUTO, MOÇAMBIQUE).
Nome do Projeto: A DINÂMICA DAS RELAÇÕES ENTRE AS SOCIEDADES DO NORTE DE MOÇAMBIQUE E AS DO ÍNDICO NO SÉCULO XIX
Linha de Pesquisa: EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES CULTURAIS
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 02/01/2013
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O PROJETO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR A DINÂMICA DAS RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES SOCIEDADES DO LITORAL E DO INTERIOR DO NORTE DE MOÇAMBIQUE E AS LOCALIZADAS NO OCEANO ÍNDICO, COMO ZANZIBAR, COMORES E MADAGASCAR, DURANTE O SÉCULO XIX, A PARTIR DE AMPLOS ESPAÇOS CULTURAIS, POLÍTICOS, LINGUÍSTICOS, RELIGIOSOS E DE TROCAS COMERCIAIS. ESTE OBJETIVO GERAL DESDOBRA-SE EM DOIS EIXOS DE ANÁLISE: A.) A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E O INTERCÂMBIO DE SABERES, PRÁTICAS E PRODUTOS; B) O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE AGENTES EXÓGENOS A ESSAS SOCIEDADES.
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RONALDO BRITO FERNANDES
Nome do Projeto: HISTORIOGRAFIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 01/03/2012
Natureza do Projeto: PESQUISA
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
Este projeto investiga textos fundadores da história da arte e da arquitetura procurando encontrar seus fundamentos teóricos, seus nexos argumentativos e suas reverberações no campo cultural de sua época e seu modo de recepção. Num primeiro estágio, os dois momentos fundadores da disciplina da História da Arte são abordados
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SERGIO BRUNO GUIMARAES MARTINS
Nome do Projeto: O OBJETO DA ARTE CONTEMPORÂNEA E O LEGADO CRÍTICO DOS ANOS 1960 E 1970
Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA
Área de Concentração: HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
Data de Início: 03/03/20140
Natureza do Projeto: PESQUISA
Financiamento: CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO
Descrição:
O projeto visa investigar as bases conceituais e históricas de um impasse que afeta decisivamente a produção e a recepção crítica da arte na contemporaneidade, fruto tanto da crise dos valores artísticos associados à modernidade quanto da insuficiência crítica das posições ditas pós-modernistas. A dificuldade maior que se apresenta, nesse contexto, é a superação de um aparato interpretativo gestado ou privilegiado durante as décadas de 1960 e 1970 e que ainda norteia as expectativas críticas a respeito da arte contemporânea. São exemplos disso as dicotomias contemplação versus participação e autonomia versus heteronomia. Pretende-se investigar tanto a produção de categorias que norteavam a produção e a crítica da arte nas décadas citadas – através de uma análise comparativa da produção brasileira em relação a desdobramentos artísticos na Europa e nos Estados Unidos – quanto a persistência dessas categorias em produções artísticas e críticas mais recentes, atentando sobretudo para as contradições que envolvem tal persistência num contexto histórico e cultural consideravelmente diferente. Não se trata, enfim, de desconsiderar tais categorias, mas de compreender seus limites, de modo a refletir sobre sua relevância ou seu esgotamento no presente, e de recolocar suas questões centrais de forma mais produtiva. Em suma, e tomando como ponto de partida o caso brasileiro, este projeto pretende pesquisar em que medida a arte hoje continua determinada por categorias poéticas e críticas oriundas das décadas de 1960 e 1970, e se a arte contemporânea, em tal situação, permanece criticamente fértil ou se encontra diante de um impasse.