O NEHACT e o programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura convidam para a palestra “Clavis Bibliothecarum”, com Henrique Leitão da Universidade de Lisboa.

29 de September de 2016

Resultado de um trabalho de pesquisa de seis anos, com Luana Giurgevich, a obra “Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834” identifica cerca de 1.000 catálogos e inventários de cerca de 400 antigas bibliotecas de conventos, mosteiros e casas religiosas de Portugal.
Além disso, apresenta mais de 300 documentos acerca do funcionamento dessas bibliotecas. Trata-se, portanto, do maior estudo sobre as antigas bibliotecas portuguesas que, pela primeira vez, permite formar uma “cartografia” integral desse imenso sistema de bibliotecas, dos seus fundos, e do seu funcionamento. O objectivo desta apresentação consiste em mostrar os dados que imediatamente se podem retirar deste estudo, bem como as suas consequências diretas para a história do livro antigo e da cultura em Portugal e no Brasil.

Local: Sala F201A.

Data e Hora: dia 06 de outubro às 15 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.