3º Encontro Internacional – REDE DE PROCESSOS REPRESSIVOS, EMPRESAS, TRABALHADORAS/ES E SINDICATOS NA AMÉRICA LATINA

13 de May de 2021

27 DE MAIO – 10:00 – 12:30 HS

PALGRAVE MACMILLAN, 2021.
Assistam aos vídeos de apresentação dos palestrantes internacionais da mesa “Grandes corporações e as ditaduras na América Latina: apresentação do livro Big Business and Dictatorships in Latin America -A Transnational History of Profits and Repression”. Eles contam um pouco sobre os temas de pesquisa que eles irão apresentar no nosso encontro virtual! Até breve!

Marcelo Bucheli, Gies College of Business (University of Illinois, Urbana- Champaign), Estados Unidos.

Hartmut Berghoff, Instituto de Economia e História Social/ Georg-August- Universität Göttingen, Alemanha.

Victoria Basualdo, CONICET- Área de Economía y Tecnología de FLACSO- Secretaría de Derechos Humanos, Argentina.

Link para live no youtube: https://youtu.be/CnrhepQWbaM

14:00 – 16:30 HS

EMPRESARIADO, REPRESSÃO E DITADURAS NO CONE SUL
Alejandra Esponda (FLACSO/ Universidad Nacional Arturo Jauretche) – “Empresariado y represión en la última dictadura argentina. Elementos para pensar sus vínculos a partir de algunos casos paradigmáticos”

Carlos Demasi (Centro de Estudios Interdisciplinarios Uruguayos (CEIU), Facultad de Humanidades, UdelaR)- “El empresariado uruguayo en la dictadura: comiendo de todos los platos”

Rodrigo Araya Gómez (Escuela de Historia Universidad Academia de Humanismo Cristiano) – Violencia antisindical y complicidad empresarial. “El lado oscuro de la vía chilena al neoliberalismo”, 1973-1990.

Ignacio González Bozzolasco (PRONII-CONACYT, Paraguay) – “De la revolución a la institucionalización: el movimiento obrero paraguayo 1931-1961”.

16:45 – 18:00 HS – LANÇAMENTO DE LIVROS
Apresentação do livro Lenguita, Paula Andrea (org.). “La resistência de las mujeres em gobiernos autoritários: Argentina y Brasil (1955-1968)”. CEIL Conicet Libros, 2020.

Apresentação do livro Ghigliani, Pablo Esteban (org.). Procesos repressivos, Empresas, Trabajadores/as y Sindicatos em América Latina. Actas del II Encuentro de la RIProR. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación, 2021.

Link para live no youtube ( 14:00h até 17:45) : https://youtu.be/z_-Neq4umuQ

28 DE MAIO – 10:00 – 12:30 HS

TRABALHADORES, EMPRESAS E PROCESSOS REPRESSIVOS
Richard Martins (Unicamp) – “Notas sobre a repressão aos trabalhadores durante a ‘transição política’: São José dos Campos, 1974-1994”.

Ana Beatriz Ribeiro (UFPB) – “Acidentes e doenças do trabalho como manifestação da superexploração da força de trabalho no Brasil da ditadura empresarial-militar”;

Sabrina Alvarez (Departamento de Historia Americana. Instituto de Ciencias históricas. FHCE-UdelaR) – “Los trabajadores ante la re-estructuración vía autoritaria (Uruguay, 1968-1985). Apuntes para su estúdio”.

Pablo Ghigliani (Departamento de Historia. Universidad Nacional de La Plata, Argentina) – Control, inteligencia y represión del movimiento obrero en el Gran La Plata (1955-1976)

Link para live no youtube: https://youtu.be/LSUnleo6Enw
14:00 – 16:30 HS – Memória, Justiça e Reparação
Edson Teles (Unifesp) – “Reparação e justiça: a gestão de pesquisa sobre a cumplicidade de empresas com a Ditadura”.

Silvia Nassif (CIC CONICET-CETyHAP-FLACSO, Fac. de Ciencias Económicas UBA) – “Trabajadores/as azucareros/as en Argentina. Procesos de lucha, represión, justicia y memoria”.

Gilney Viana (Comissão Camponesa da Verdade) – “Repressão e reparação aos trabalhadores no campo durante a ditadura militar brasileira” (título provisório)

Federico Vocos (Observatorio de Condiciones de Trabaj, CITRA-UMET/ CONICET) – “El aporte de los estudios del trabajo en la investigación de delitos de lesa humanidad. El caso de la empresa Ford durante la última dictadura cívico – militar argentina”.

16:45 – 18:00 HS

REUNIÃO ENTRE OS MEMBROS DA REDE DE PROCESSOS REPRESSIVOS, EMPRESAS, TRABALHADORES, TRABALHADORAS E SINDICATOS DA AMÉRICA LATINA
Link para live no youtube ( 14:00h até 18:00): https://youtu.be/JliNkQ8TJLU
* O evento será realizado no modo virtual.
* As apresentações serão realizadas em português e espanhol.
* É gratuito para ouvintes. Os ouvintes poderão obter certificados de presença caso queiram solicitar.
* Os estudantes de graduação da PUC-Rio poderão obter certificado de horas complementares.