Minicurso – Estudos sobre as mulheres negras no Brasil e as contribuições do feminismo negro

23 de March de 2023

Inscrições: https://forms.gle/Y2qVT5Z3B4FeD4Zs7

Período de inscrição: 22 a 31/03/2023
Período do curso: abril e maio de 2023.1 (14 e 28/04/2023) (05, 12, 19 e 26/05/2023)

Carga-horária: 12 horas – 1 (um) encontro semanal, às sextas-feiras, totalizando 06 (seis) encontros.
Horário: 11h00 às 13h00mim.
Modalidade: Presencial
Público Alvo: Estudantes de Graduação do Centro de Ciências Humanas.
Vagas: 35 pessoas

Ementa: Neste curso, interessa esmiuçar estudos que evidenciem as experiências de mulheres negras ao longo da história do Brasil; discutir a respeito do protagonismo feminino na luta por liberdade e por melhores condições de vida para si mesmas, para seus familiares e para demais integrantes da comunidade negra; e identificar lacunas sobre seu passado que ainda precisam ser preenchidas pela historiografia.

Do mesmo modo, buscaremos debater acerca da contribuição teórica, metodológica, temática e política do feminismo negro para os estudos preocupados em visibilizar a atuação das mulheres negras nos diferentes processos históricos; e avaliar o atual cenário político no tocante a acolhida e a resistência às pautas trazidas pelo movimento de mulheres negras no país. Palavras-chave: Mulheres Negras, História do Brasil, Feminismo Negro.

Bibliografia:

ALMEIDA, Mariléia de. Devir Quilombola. Editora Elefante: São Paulo, 2022.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução: Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.

COWLING, Camillia. Concebendo a liberdade: mulheres de cor, gênero e a abolição da escravidão nas cidades de Havana e Rio de Janeiro. Campinas: UNICAMP, 2018.

GONZALEZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa… Diáspora Africana: Filhos da África, 2018.

LESSA, Luciana Falcão. O que o racismo fez com você? Processos de resistência e descolonização de mulheres integrantes da Rede de Mulheres Negras da Bahia. Tese (Doutorado) – UFBA/CEAO. Salvador, 2020.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. Coordenação: Djamila Ribeiro. Coleção: Feminismos plurais. São Paulo: Jandaíra, 2021.

REIS, Isabel Cristina F. dos. “Relações de gênero no cotidiano de mulheres negras da Bahia oitocentista.” In: XAVIER, Giovana; FARIAS, Juliana B.; GOMES, Flavio dos S. (Orgs.). Mulheres negras no Brasil da escravatura e do pós-emancipação. São Paulo: Selo Negro, 2012.

SANTOS, Lucimar F. dos. “Disputas pelos significados da liberdade do ventre escravizado: episódios de fugas de africanas e de suas descendentes”. In: MACHADO, Maria Helena P. T.; BRITO, Luciana da C.; VIANA, Iamara da S.; GOMES, Flávio dos S. (Orgs.). Ventres livres? Gênero, maternidade e legislação. São Paulo: Editora Unesp, 2021.