LINHAS DE PESQUISA

LINHAS DE PESQUISA

Os Programas de mestrado e de doutorado têm por área de concentração a História Social da Cultura, e três linhas de pesquisa:

Linhas de pesquisa 1: Teoria, Historiografia e História Intelectual

Esta linha de pesquisa tem por interesse, por um lado, dispensar um tratamento historiográfico às questões vinculadas aos debates em Teoria da História, o que nos permite analisá-la de uma perspectiva atenta ao seu caráter não normativo, descontínuo e construído. Por outro, desenvolver uma História Intelectual voltada ao exame de categorias – como “exemplo” e “narrativa” –, de protocolos intelectuais típicos da tradição historiográfica e de conceitos e discursos que constituem seus objetos mais específicos. Assim sendo, esta linha de pesquisa incorpora as discussões teóricas acerca da noção de cultura travadas no conjunto das ciências humanas. Os docentes que compõem esta linha sãoHenrique Estrada, Flávia Eyler, Marcelo Jasmin, Marco Antonio Pamplona, Maurício Parada e Maria Elisa Sá, João de Azevedo e Dias Duarte.

 

Linhas de pesquisa 2: Experiências e Conexões Culturais

Esta linha de pesquisa tem por foco pesquisar costumes, ideias e crenças compartilhadas por diferentes sujeitos e grupos, em seus processos de comunicação, troca e conexão cultural. No rastro das possibilidades abertas pelas abordagens transnacionais, comparadas e conectadas, assim como da crítica à suposta totalidade compreendida no conceito de cultura, reúne estudos que desnaturalizam e problematizam as múltiplas identidades forjadas a partir dele. Através do contínuo diálogo com as demais ciências humanas e sociais, notadamente a Antropologia, a Geografia, os Estudos da Linguagem e a Educação, propõe-se a refletir sobre as variáveis dos processos de construção de identidades e alteridades. Para isso privilegia-se a dimensão da experiência, na tentativa de compreender, de forma integrada, tanto as elaborações intelectuais e artísticas dos diversos sujeitos e grupos quanto as perspectivas expressas em suas práticas, vivências e relações cotidianas. São docentes desta linha: Juçara Barbosa, Sergio Hamilton Barra, Larissa Rosa Correa, Eunicia B. B. Fernandes, Diego Antonio Galeano, Regiane Augusto de Mattos e Leonardo A. M. Pereira.

 

Linhas de pesquisa 3: História da Arte e da Arquitetura

A motivação básica desta linha de pesquisa é promover uma reflexão crítica sobre a arte e a arquitetura, com ênfase nas suas formas de historicidade e com atenção  para a produção historiográfica. Longe de priorizar uma leitura exclusivamente interna da história da arte, procura tecer enlaces com campos da Filosofia, da Estética, da Cultura, da Antropologia e demais áreas das ciências sociais e humanas. O foco principal (mas não exclusivo) das pesquisas envolve o desenvolvimento histórico da arte na modernidade e contemporaneidade. São docentes desta linha: Ronaldo Brito Fernandes, João Masao Kamita e Sergio Bruno Martins.