LINHAS DE PESQUISA
Os Programas de mestrado e de doutorado têm por área de concentração a História Social da Cultura, e três linhas de pesquisa:
Linhas de pesquisa 1: Teoria, Historiografia e História Intelectual
Esta linha de pesquisa tem por interesse, por um lado, dispensar um tratamento historiográfico às questões vinculadas aos debates em Teoria da História, o que nos permite analisá-la de uma perspectiva atenta ao seu caráter não normativo, descontínuo e construído. Por outro, desenvolver uma História Intelectual voltada ao exame de categorias – como “exemplo” e “narrativa” –, de protocolos intelectuais típicos da tradição historiográfica e de conceitos e discursos que constituem seus objetos mais específicos. Assim sendo, esta linha de pesquisa incorpora as discussões teóricas acerca da noção de cultura travadas no conjunto das ciências humanas. Os docentes que compõem esta linha são: Henrique Estrada, Eduardo Wright Cardoso, Marcelo Jasmin, Marco Antonio Pamplona, Maurício Parada e Maria Elisa Sá, João de Azevedo e Dias Duarte.
Linhas de pesquisa 2: Experiências e Conexões Culturais
Esta linha de pesquisa tem por foco pesquisar costumes, ideias e crenças compartilhadas por diferentes sujeitos e grupos, em seus processos de comunicação, troca e conexão cultural. No rastro das possibilidades abertas pelas abordagens transnacionais, comparadas e conectadas, assim como da crítica à suposta totalidade compreendida no conceito de cultura, reúne estudos que desnaturalizam e problematizam as múltiplas identidades forjadas a partir dele. Através do contínuo diálogo com as demais ciências humanas e sociais, notadamente a Antropologia, a Geografia, os Estudos da Linguagem e a Educação, propõe-se a refletir sobre as variáveis dos processos de construção de identidades e alteridades. Para isso privilegia-se a dimensão da experiência, na tentativa de compreender, de forma integrada, tanto as elaborações intelectuais e artísticas dos diversos sujeitos e grupos quanto as perspectivas expressas em suas práticas, vivências e relações cotidianas. São docentes desta linha: Juçara Barbosa, Larissa Rosa Correa, Diego Antonio Galeano, Regiane Augusto de Mattos e Leonardo A. M. Pereira, Crislayne Gloss Marão Alfagali.