Redes, fluxos e ritmos II Workshop Internacional do Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas

26 de April de 2019

9.30 h. Abertura

Mesa 1 No ritmo do Atlântico (10.00-13.00 h.). Moderador: Diego Galeano (PUC-Rio)

Martha Abreu (Universidade Federal Fluminense): “Canções escravas e racismo, Brasil e Estados Unidos, 1870-1930.

Leonardo Pereira (PUC-Rio): Os bailes da Cidade Nova: lazer e cidadania nos clubes negros do Rio de Janeiro (1881-1898)”.

Cristiana Schettini (Universidad Nacional de San Martín / CONICET): “A dança dos apaches: gênero e espetáculo em circuitos atlânticos, 1910-1920”

Lara Putnam (University of Pittsburgh): “A cor latina de Harlem na era do Jazz: os imigrantes caribenhos e a sua música, 1910-1940”.

Mesa 2. Conexões Africanas (14.30-17.30 h.). Moderadora: Larissa Rosa Correa (PUC-Rio)

Ivana Stolze Lima (Fundação Casa de Rui Barbosa / PUC-Rio): “Conexões (afro) linguísticas e história social: modos de trabalho”

Crislayne Alfagali (PUC-Rio): “A prospecção de ouro em Minas Gerais e Angola no século XVIII: trajetórias e saberes em circuito”.

Keila Grinberg (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): “Conexões atlânticas nos pampas: o sequestro da mina Rufina (Uruguai – Rio Grande do Sul, 1854)”.

Paulina Alberto (University of Michigan): “Estranha criatura noturna. Raúl Grigera, uma celebridade negra na cidade branca, Buenos Aires, 1910-1920”.