Seminário “Poesia e Filosofia”

20 de September de 2018

Convocamos os alunos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado de todas as universidades para participarem do processo seletivo de trabalhos visando as mesas de apresentação do seminário “Poesia e filosofia: homenagem a Orides Fontela no aniversário de vinte anos de sua morte”, a ser realizado na PUC-Rio entre os dias 05 e 06 de novembro.

A partir da reflexão crítica sobre a poesia de Orides Fontela e sobre sua influência na produção poética atual, o simpósio terá como objetivo mais amplo a problematização da clássica oposição entre poesia e filosofia. Para isso, o seminário está aberto a propostas que examinem as configurações desse problema central – a relação entre Poesia e Filosofia – nos campos da tradição filosófica, da crítica e da história literárias, da história intelectual e da poesia contemporânea.

Esse recorte se justifica uma vez que a filosofia, que a poeta estudou na USP no final dos anos sessenta, desempenha um papel central em sua obra, ao combinar a objetividade e a estética despojada de João Cabral de Melo Neto com um adensamento filosófico raros na poesia brasileira de sua época.

As apresentações dos alunos ocorrerão nos dias 05 e 06 de novembro. O resumo da proposta, entre 300 e 600 caracteres, deve incluir nome do proponente, instituição, nome do orientador (especificando se se trata de mestrado ou doutorado) e título do trabalho. Esse resumo deverá ser encaminhado até o dia 01 de outubro para este email: poesiaefilosofiapuc@gmail.com.
A divulgação das propostas aprovadas e da composição das mesas será feita até o dia 08 de outubro.

Em breve divulgaremos a programação completa do evento.

Confere-se certificado.

Comissão Organizadora:
Patrícia Lavelle e Paulo Henriques Brito (Departamento de Letras), Pedro Duarte (Departamento de Filosofia) e Henrique Estrada Rodrigues (Departamento de História), todos da PUC-Rio.

Comitê de Estudantes:
Larissa Primo, Rafael Zacca, Maria Cecilia Brandi, Francisco Camêlo, todos da pós-graduação da PUC-Rio.

Apoio: IAEHu – Decanato do CTCH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *