SOBRE O CURSO

Sobre o curso: Bacharelado e Licenciatura

O curso de graduação em História prepara o aluno para lidar com as múltiplas dimensões temáticas, teóricas, metodológicas e profissionais que envolvem as práticas do historiador. O estudante tem à sua disposição duas habilitações: a licenciatura, cujo objetivo é o de formar o futuro profissional da educação, seja em suas atividades de ensino, seja no suporte pedagógico à docência (administração, planejamento, pesquisa, produção de material didático etc); e o bacharelado, cujo fim é o de preparar o educando para atividades de pesquisa relacionadas ao diversificado mercado de trabalho (em áreas como o patrimônio, a curadoria, a consultoria, o mercado editorial entre outras). Para as duas habilitações, porém, o Departamento de História entende que as atividades de pesquisa, ensino e extensão são indissociáveis.

Por esse motivo, o “Projeto Pedagógico” do curso busca construir, para todos os estudantes, um ambiente de trabalho propício ao aprimoramento das práticas investigativas; ao acolhimento da diversidade étnico-racial e cultural; ao exercício de atividades culturais; ao ensino de uma prática permeável a conteúdos complementares como patrimônio, museologia, urbanismo, direitos humanos; à inovação teórico-metodológica; ao incentivo à reflexividade e à autonomia do aluno no exercício de seu livre pensamento e na eleição de suas prioridades de estudo.

Nesse sentido, a trajetória curricular (para as duas habilitações) se divide em duas partes. Na primeira, os alunos passam por um conjunto de disciplinas obrigatórias de área e cursos de formação geral. Na segunda parte, os alunos têm ao seu dispor (majoritariamente) uma ampla oferta de disciplinas optativas. Entende-se que essa estrutura curricular é a maneira mais apropriada de se responder aos fatores de diversidade do campo profissional e à desejada abertura de escolhas flexíveis.