Aula Inaugural do Departamento de História – 2020.2

10 de September de 2020

A Covid 19 e o século XXI: a imaginação frente aos desafios contemporâneos

Profa. Nísia Trindade Lima (Fiocruz)

Profa. Nísia Trindade Lima – Mestre em Ciência Política (1989) e doutora em Sociologia (1997) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ)/IESP-UERJ, é atualmente a Presidente da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016), coordenou, em colaboração com Ângela Alonso, o Grupo de Trabalho Pensamento Social no Brasil, da ANPOCS, de 2011 a 2012, e foi diretora da Editora Fiocruz (2006-2011). Bolsista de produtividade 1C do CNPq, é pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz e coordenadora da Rede Zika e Ciências Sociais da Fiocruz. Participa de programas e redes internacionais nas áreas de história da ciência e história da saúde e integra os conselhos editoriais dos periódicos Medical History, Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência; História, Ciências, Saúde-Manguinhos; Caderno de História da Ciência-Instituto Butantan e Escritos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Suas áreas de pesquisa e ensino são história da ciência e da saúde, em especial das ciências sociais, e pensamento social brasileiro. Realiza atualmente pesquisa sobre os seguintes temas: ciência e pensamento social no Brasil; história das ideias em saúde pública; o sertão no pensamento brasileiro; história do desenvolvimento no Brasil e história das ciências sociais em saúde.

Inscrições no link via zoom: