MESTRADO/DOUTORADO

História Social da Cultura

O Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio, iniciou suas atividades no ano de 1986, com o curso de Mestrado. A partir de 1998 teve início o curso de Doutorado, mantida a Área de Concentração em História Social da Cultura.
A Área de Concentração foi pensada e definida, desde o primeiro momento do Programa, como um horizonte-temático em função dos denominadores comuns entre as reflexões dos docentes do Programa, pioneiro na definição da História Social da Cultura como traço mais geral de sua identidade. A reflexão sobre questões teóricas e historiográficas foi parte integrante da discussão dos temas comuns – cultura, história e arte -, bem como a valorização das abordagens historiográficas com perspectiva interdisciplinar. Assim, este traço mais geral de identidade ganha contornos mais específicos nas Linhas de Pesquisa (Teoria, Historiografia e História Intelectual; Experiências e Conexões Culturais; e História da Arte e da Arquitetura), que a conformam e que a dinâmica dos Projetos de Pesquisa traduz no quotidiano acadêmico.
O Programa é formado pelo Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado. A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração: História Social da Cultura e às Linhas de Pesquisa que a compõe.

 

Mestrado

O Mestrado em História Social da Cultura requer o cumprimento de 21 créditos, sendo 3 créditos da disciplina obrigatória História e Cultura, 9 créditos nas disciplinas eletivas, 3 créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo e 6 créditos em seminários de dissertação

Doutorado

O Doutorado requer o cumprimento de 30 créditos, sendo 3 créditos da disciplina obrigatória História e Cultura ou 3 créditos em disciplina eletiva (para aqueles alunos que já cursaram a disciplina obrigatória durante o Mestrado), 6 créditos nas disciplinas eletivas, 3 créditos em disciplinas eletivas de domínio conexo e 18 créditos em seminários de tese

Banco de Teses e Dissertações

A biblioteca da PUC-Rio disponibiliza todas as dissertações dos alunos de História.
Para acesso aos textos completos de teses e dissertações, entre aqui no site da biblioteca.
Para uma listagem das teses e dissertações defendidas no programa desde 1995 clique aqui, ou faça uma pesquisa mais apurada no banco de teses.

Organização Curricular

A disciplina obrigatória História e Cultura tem por objetivo apresentar e discutir um conjunto de autores e de temas de particular relevância para o Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura e que capaz de refletir e integrar as três linhas de pesquisa que o compõe. As disciplinas eletivas são vinculadas aos temas das linhas de pesquisa e oferecidas pelo Programa a cada semestre. As disciplinas de domínio conexo são aquelas oferecidas por outros programas de pós-graduação e julgadas necessárias ou recomendáveis aos pós-graduandos do nosso Programa. Tais disciplinas, de outras áreas que a de História, poderão ser cursadas em outros Departamentos da PUC-Rio ou, ainda, em outras instituições de ensino superior que desenvolvam programas de pós-graduação credenciados. Os Seminários de Dissertação e de Tese consistem em atividades programadas relacionadas ao aprimoramento da formação acadêmica, ao desenvolvimento da pesquisa e à redação da dissertação ou da tese, numa relação mais direta entre o orientador, os docentes da linha de pesquisa e o orientando. Envolvem necessariamente o trabalho de orientação e a preparação para as etapas de avaliação dos resultados da pesquisa, previstas no regulamento interno, podendo incluir reuniões de leituras e discussão de textos e participação em debates e seminários.

Grade e ementa das disciplinas no Boletim da Pós-Graduação 2017.1 – disponível para download aqui

Processo de Seleção

A inscrição e a seleção de candidatos será realizada no segundo semestre de cada ano letivo e obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO.
Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de História exige do candidato:
  • Ser graduado em curso de nível superior, preferencialmente nas Áreas das Ciências Sociais e Humanas.
  • Demonstrar conhecimentos e aptidões que o qualifiquem para estudos avançados e pesquisa em História.
  • Comprovar conhecimentos que o habilitem à leitura de textos de História em língua estrangeira (inglês ou francês) para o Mestrado e em duas línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano ou Alemão) para o Doutorado.
  • Ter disponibilidade de tempo para acompanhar os cursos e cumprir as demais tarefas exigidas pelo Programa.

    Veja aqui toda a grade curricular do mestrado e doutorado em História Social da Cultura