XVI Encontro de Grupo de Pesquisa Textualidades Contemporâneas: Processos de Hibridação

05 de July de 2023

05 e 06 de Julho.
Sala de Reunião do Decanato o CTC – 12° andar do prédio Leme

5 de julho – quarta-feira

9h15 – 10h: ABERTURA

Pe. André Luís Araújo Vice-reitor da PUC-RIO Júlio Diniz

Decano de Centro de Teologia e Ciências Humanas PUC-RIO

Jaime Galgani

Decano da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación UMCE-Chile

Juan Rojas

Presidente dos Congressos Internacionais de Humanidades UnB-Brasil

Sylvia Cyntrão

Líder do Grupo de Pesquisa Textualidades Contemporâneas UnB/CNPq

10h – 11h30: PRIMEIRO TEMPO

1-A arte como instrumento político e utilidade social na representação do mal e da violência, nas reexões de Rüdiger Safranski sobre o drama da liberdade. Elga Pérez- Laborde (Instituto de Letras UnB)

• Comunidade e assimilação: nexos do literário nos contextos pós-coloniais da língua portuguesa. Alexandre Montaury (Depto de Letras PUC-Rio) Mediador
  • Linguagem e cognição: percepção cibernética e presença Rozana Reigota Naves e Kely Viana de Oliveira (Instituto de Letras UnB)
  • “Zona Saer”: antropologia especulativa e travessias André Luís Araújo (Depto de Letras PUC-RIO)

11h30 – 12h: Espaço de debate

14h30 – 16h30: SEGUNDO TEMPO

• Ruy Guerra – um poeta entre África, Europa e a Latinoamérica. Júlio Diniz (Depto de Letras PUC-Rio/CNPq) Mediador
  • Prosas visionarias en la literatura hispanoamericana: una poética para su comprensión. Jaime Galgani -Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE)
  • Suzzanný Dinamarka, a esticadora de horizontes em “A palavra que resta” (2021) de Stênio Gardel. Leocádia Chaves (Instituto de Letras UnB)
  • ¿Dónde está Tununa?: el dualismo axial “En estado de memoria”. Ana Catarina Simas Oliveira (Instituto de Letras UnB)

INTERVALO

• Cultura de massas e horror no romance argentino contemporâneo: Sweblin- Enriquez- Lamberti. Juan Pedro Rojas (Instituto de Letras UnB)
  • Lembranças e relatos de Carolina Maria de Jesus em o “Diário de Bitita”. Roberta Cantarela (Instituto de Letras UnB)

16h30 – 17h: Espaço de debate

17h – 17h15

Apresentação do livro Incertezas latentes: entre o jornalismo e a literatura, Por Elga Pérez-Laborde, a autora.

6 de julho – quinta-feira

9h-11h15: TERCEIRO TEMPO

Espaço exclusivo de pesquisadores convidados da PUC-RIO / Mediação Júlio Diniz

9h-10h: MESA I

Literatura e Maafa: resistência, permanência e continuidade na Améfrica Ladina. Aza Njeri (Departamento                       de                       Letras                       –                       PUC-Rio)  O Novo Ensino Médio brasileiro como lição negativamente exemplar. Edgar de Brito Lyra Netto (Departamento de Filosofia – PUC-Rio)

A escuta-leitura da subjetividade como resistência, a partir do serviço de saúde mental e da literatura produzida recentemente na Rocinha. Fernando Ribeiro Tenório (Departamento de Psicologia – PUC-Rio)

10h15-11h15: MESA II

Discursos raciais, mestiçagem e diagnósticos sobre as nações latino-americanas na segunda metade do século XIX. Maria Elisa Noronha de Sá (Departamento de História– PUC-Rio)

O drive canibalista funk -A voz, a fala e outras partes da pessoa: a matéria do artista. Mylene        Mizrahi        (Departamento        de        Educação        –        PUC-Rio)  Cultura da inltração. Nilton Gonçalves Gamba Jr. (Departamento de Artes & Design – PUC-Rio)

11h15-12h15 Espaço de debate

14h30-16h15: QUARTO TEMPO

• Do esquecimento da palavra à habitação do espaço-entre: exercícios de escuta mais que humana na poesia de Marília Floôr Rafaela Scardino (UFES)
  • Semânticas do feminismo e da opressão no mercado da música: elas resistem! Mirele Carolina Werneque Jacomel (IFPR)

3-“Brasil de quem?”. As produções estéticas contemporâneas e as retrações da ética.

Sylvia H. Cyntrão (Instituto de Letras UnB) – Mediadora

4-“Made in Brazil? Or not tupi? Representações do Brasil moderno no concerto das nações”. Miguel Jost (Depto de Comunicação PUC- Rio)

5-Modos de pensar e modos de viver: a inuência do Oriente na cultura brasileira. Rogério Lima (Instituto de Letras UnB)

16h15-16h45: Espaço de debate ENCERRAMENTO