A história conceitual e o problema da temporalidade. Iberoamérica (sécs. XVIII – XIX)

10 de October de 2023

Datas: 23, 24 e 25 de outubro

Local: Auditório Padre Anchieta, PUC-Rio, Rio de Janeiro

● 23/10 – Segunda-feira

Mesa 1: 10 a 13:00 hs.
– Christian Edward Cyril Lynch (IESP-UERJ): Terminar a revolução brasileira: a revolução da
independência como “processo” e a “conciliação” como fim da história (1844-1856).

– Luisa Rauter Pereira (UFOP): O ativismo popular como acontecimento na historiografia brasileira no século XIX: o caso da Independência.

– Miguel Hernández Fuentes (Universidad de Guanajuato): La imbricación del tiempo presente en el movimiento pasado-porvenir en la obra de Mariano Otero. México, década de 1840.

– Eduardo Wright Cardoso (PUC-Rio): A história num “lance de olhos”: a figuração dos tempos na “Plani-história” (1877) de José Joaquim Rodrigues Lopes.

Mesa 2: 15:00 a 18 hs.
– Maria Elisa Noronha de Sá (PUC-Rio): Os conceitos de raça e mestiçagem, discursos raciais e diagnósticos sobre as nações americanas na segunda metade do século XIX

– Sarah Tortora (USP): Representações do tempo nas artes luso-brasileiras, século XIX

– Gabriel Cid (Univesidad de San Sebastián): La temporalización de la identidad nacional: apogeo, decadencia y regeneración en el debate público chileno (siglos XIX-XX)

– Javier Fernández Sebastián (Universidad del País Vasco): Clío en movimiento: metáforas visuales para la historia (siglos XIX-XX)

● 24/10 – Terça-feira

Mesa 3: 10 a 12: 30 hs.
– Samantha Arévalo Castro(UNAM): Experiencia temporal y desarrollo en las formas de medir el tiempo. El proceso de unificación horaria en la Ciudad de México.

-Miriam Hernández Reyna (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne/CNRS): El concepto de memoria

indígena en México: la ancestralidad presentista y la re-imaginacion de la nación.
-Renata dal Sasso Freitas (Universidade Federal do Pampa): Corpos entre tempo, literatura e história: O som do rugido da onça (2021) de Micheliny Verunschk e Huaco Retrato (2022) de Gabriela Wiener

Mesa 4: 14:30 a 17 hs.
-Fernanda Olívia Lázaro Carvalho (UFF): História conceitual do tempo presente: perspectivas para a temporalização dos conceitos -Francine IegeIski (UFF): La historia frente al surgimiento de nuevos presentes

-Fabio Wasserman (UBA-Conicet): Pasado/s presente/s: historia, memoria y política en América Latina (siglo XXI)