Cine-PET: “O filme ’25’ – Moçambique (1975) e as lutas de libertação na África”.

30 de October de 2023

24/11, às 14h, Sala K102

Com o PET-História, Matheus Serva Pereira, Amauri Pereira e Julimar Mora Silva.

Neste mês da consciência negra, o Departamento de História promoverá atividades relacionadas à História da África.

O cinema produzido no pós-independência foi uma ferramenta fundamental na construção da nacionalidade moçambicana. Os filmes eram compreendidos como capazes de reconstruir o passado, projetar um futuro e uma maneira eficaz de divulgar um modelo de identidade nacional por todo o país.

O título do filme “25” deve-se a importância do dia 25, em diferentes anos e meses, para a história da FRELIMO e de Moçambique. O filme é composto por imagens de cinejornais, de arquivos da televisão portuguesa, de produções ficcionais e sequências de fotografias, acompanhadas por uma narração. O que o espectador vê reforça e valoriza aquilo que é dito. A figura do opressor português, a união entre os grupos que formaram a FRELIMO, a vitória conquistada pela luta armada, a derrocada dos símbolos coloniais, a alegria com a independência e a celebração de pessoas elevadas a categoria de heróis nacionais, são temáticas que norteiam a película.

Vem assistir conosco!

Filme e imagens do acervo do Teatro Oficina no AEL-Unicamp

Palestra – Que “se digne mandar passar-me o alvará de assimilado”: requerimentos para assimilação, racismo e resistências africanas ao colonialismo (Moçambique, 1917-1961).

Com Matheus Serva Pereira

22/11, sala F502, às 13h

Participe de mais esta atividade promovida pelo Departamento de História para celebrar o mês da consciência negra.