Colóquio internacional – Palavra de perpetrador – Modos de usar na história, na justiça, no jornalismo, no Brasil e na Argentina

Tuesday September 20th, 2022
Colóquio internacional – Palavra de perpetrador – Modos de usar na história, na justiça, no jornalismo, no Brasil e na Argentina
Inscrições no zoom aqui
Programação – Evento Híbrido – Dias 26 e 27 de setembro
Segunda, 26 de setembro
9:00 – Maud Chirio e Mariana Joffily. Abertura do evento.
9:30 – Cláudia Feld e Valentina Salvi. “La palabra de los perpetradores como objeto
de estudio y campo de tensiones. Desafios y debates para la investigación”
10:45 – 12:30 – As vozes de repressores na história
Marina Franco e Ernesto Bohoslavsky. “Problemas para el estudio histórico de las voces de los represores en el tiempo: el caso de Argentina” Mariana Joffily e Maud Chirio. “A tortura reivindicada: o velho novo ?”
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:15. Declarações de repressores frente à Justiça e às comissões da verdade Carolina Varsky. “El silêncio de los perpetradores en procesos penales por delitos de lesa humanidad” Sergio Suiama. “Perpetradores no MPF: a experiência do GT Justiça de Transição”
Guaracy Mingardi. “Entrevistas com agentes da repressão da Comissão da Verdade. Semelhanças e diferenças com a fala de criminosos entrevistados pelos órgãos policiais”
16:30 – 18:10 – Memórias seletivas e silêncios
Marcelo Godoy. “Eles não dizem tudo: jornalismo e os agentes da repressão” Maria Celina d’Araújo. “A visão da tortura pelos comandantes militares da ditadura e atuais comandos militares”
Terça, 27 de setembro
09:00 – 11:15 -Os perpetradores como indivíduos
Gabriela Aguila. “Exploraciones sobre un torturador a través de sus declaraciones: el caso del policia José Rubén Lofiego” Chico Otávio. “As revelações do coronel Malhães” Juliana Dal Piva. “Uma mulher jornalista em entrevista com o coronel Malhães – investigações em buscas de dados de mortos e desaparecidos”
11:30 – 12:30 – Debate e considerações finais