(Português) Minicurso – Mulheres, gênero e trabalho: perspectivas de história social (I) – Profa. Gabriela Mitidieri (Pós-doutorado – FAPERJ)

Tuesday August 27th, 2024

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Minicurso – Mulheres, gênero e trabalho: perspectivas de história social (I) – Profa. Gabriela Mitidieri (Pós-doutorado – FAPERJ)
Este curso propõe uma abordagem da história das mulheres e das suas experiências no mundo do trabalho durante a segunda metade do século XIX e início do século XX. Procuraremos investigar a historiografia de certos trabalhos femininos e o seu significado social, económico e político em diferentes contextos espaciais e temporais. Exploraremos o potencial analítico de determinados ofícios (por exemplo, serviço doméstico e costureiras), problematizando o lugar ocupado na produção historiográfica. No intuito de interrogar a agenda da história do trabalho a partir de uma perspectiva de gênero, promoveremos diálogos produtivos com diferentes subcampos da história social que renovaram a agenda historiográfica na América Latina: a história das mulheres e os estudos de gênero, a história da diáspora afro-americana, a história indígena, a história da família e da infância, a história do crime e da punição, e a história urbana. Buscaremos aprofundar a análise das particularidades desses campos de estudo em diferentes contextos, identificando conexões, comparações e perspectivas críticas. A primeira parte do curso, composta de cinco encontros, está articulada com uma segunda parte, cujas aulas serão ministradas pela Profa. Cecilia Allemandi. Ainda que conectadas por uma problematização comum, ambas as partes podem ser cursadas em forma autônoma. As aulas serão realizadas em formato híbrido, presencial e remoto. Se espera que os alunos e as alunas dominem a leitura de bibliografia em espanhol.
Objetivos:
▪          Investigar a historiografia sobre o trabalho de costureiras, costureiros, alfaiates e aprendizes em perspectiva de gênero.
▪          Olhar para estes trabalhos em diferentes contextos situados, de modo a desafiar os limites históricos e conceptuais do trabalho como experiência e como categoria.
▪          Repensar a particularidade das relações que se teceram neste mundo do trabalho e as fronteiras ténues entre o trabalho e os arranjos familiares, a educação ou os laços afetivo-sexuais; entre a tutela e o trabalho, entre o trabalho e o castigo.
Inscrições devem ser enviadas pghis@puc-rio.br com as informações abaixo informando o nome do curso.
Nome completo do aluno:
Instituição de ensino superior:
Matrícula (quando aluno da PUC Rio):
Curso:
E-mail:
Telefone: