(Português) História às Sextas – Jogos digitais, simulação e inteligência artificial

Monday June 21st, 2021

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No evento História às Sextas do dia 25 de junho, às 11h, terá a palestra Jogos Digitais, simulação e inteligência artificial com Bruno Feijó, Helyom Viana e Marco Fornaciari. O evento é uma colaboração entre o Laboratório de Teoria da História, Historiografia e História Intelectual e o Departamento de História da PUC-Rio.

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Resumo

A massificação dos jogos digitais é um dos fenômenos mais importantes das últimas décadas. Muitos deles recorrem a história como elemento central na estruturação de suas narrativas, simulando eventos ocorridos ou projetando cenários com futuros imaginados. Com isso, os jogos podem ser um lugar de compreensão e compartilhamento de concepções sobre os tempos históricos e com frequência uma primeira aproximação com a ideia de tempo e de historicidade. O evento será dedicado a discutir os limites e possibilidade dos jogos digitais em sua relação com a história.

Palestrantes

Bruno Feijó é Professor Associado do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, pesquisador CNPq Nível 1, diretor do ICAD/VisionLab/PUC-Rio (Laboratório de Visualização, TV/Cinema Digital e Games), coformulador do Curso Multimídia para Ensino Médio Profissionalizante do NAVE/Oi Futuro (2008), cofundador da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (2002), PhD pela University of London/Imperial College (1988). É autor de um livro didático para ensino de programação usando jogos. Seu interesse atual de pesquisa está em trabalhos interdisciplinares nas áreas de animação, efeitos especiais, entretenimento digital e jogos.

Helyom Viana é  Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), com Pós-Doutorado em Jogos Eletrônicos,História e Memória Coletiva pela Universidade do Estado da Bahia (2019). Coordenador do NAHV – Núcleo de Antropologia da Imagem e História Visual e Oral (FTC) e do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais Instituto Federal Baiano. Atua como Professor de História do Instituto Federal Baiano, é pesquisador filiado a American Anthropological Association, American Historical Association, Asociación, International Network For Theory of History, Antropólogos Iberoamericanos En Red, Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia ( SBTHH). Suas áreeas de interesse são o  Ensino de História, História Pública, Simulações e Jogos Digitais; Memória e Teoria da História; Antropologia Digital e Videogames;Humanidades Digitais; Teoria da Cultura e Processos de Ensino-Aprendizagem. 

Marco Fornaciari possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (concluída em 2013) e mestrado em História na Universidade Federal Fluminense (concluído em 2016). É doutorando em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (início em 2017). Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em História contemporânea, História dos Estados Unidos, História e videogame, ensino de História e Educação digital. Membro da Rede Estudos dos Estados Unidos