História às Sextas – A disputa de narrativas nos distúrbios da informação online

23 de August de 2021

Na sexta-feira dia 27 de agosto, às 11 horas, Daniel Schwabe apresentará a palestra A disputa de narrativas nos distúrbios da informação online.

Inscreva-se aqui na reunião do Zoom.

Resumo

Nesta palestra será apresentada uma visão dos distúrbios da informação online sob a ótica de uma disputa de narrativas. Nesta visão, será discutido o papel da confiança e da sua relação com valores pessoais e morais, mostrando como o consumo de informações online é afetado por estes fatores. Serão também discutidos possíveis formas de suporte computacional para auxiliar a mitigação destes distúrbios.

Palestrante

Daniel Schwabe é Bacharel em Matemática em 1975, Mestre em Informática em 1976, ambos pela PUC-Rio, e PhD em Computer Science pela UCLA em 1981. Foi professor titular do Dept. de Informática da PUC-Rio até 2020, e pesquisador nível I do CNPq. Atualmente é pesquisador associado do Jozef Stefan Institute, na Eslovênia, e pesquisador colaborador do Information Science Institute, da USC, na California.
Foi um dos pioneiros na pesquisa e uso da Internet no Brasil; sua tese de doutorado revelou uma falha no protocolo TCP/IP que persiste até hoje. É também um dos pioneiros no Brasil na pesquisa e desenvolvimento de Sistemas Baseados em Conhecimento e Inteligência Artificial. Mais recentemente vem investigando as questões relativas ao suporte computacional aos processos de confiança, privacidade e transparência,  notadamente no contexto da disseminação e consumo de informações online. Este trabalho é feito também em colaboração com grupos de pesquisa nos EUA e na Europa.