O Laboratório de Estudos sobre Ficção e História (LEFH) convida para a palestra de Lorena Lopes
Guimarães Rosa lê Homero: os símiles da Ilíada no Grande Sertão: Veredas
Dia 26/05, sexta-feira, 10h
Sala Walmer/ Depto de História da PUC-Rio
A partir das anotações de leitura que Guimarães Rosa fez da Ilíada, a apresentação analisará como Guimarães Rosa se apropria da poesia épica em sua obra literária.
Lorena Lopes é professora de História Antiga do Instituto de História da UFRJ e autora de Heróis antigos e modernos: a falsificação para se pensar a história (Fino Traço Editora)
LEFH – Laboratório de Estudos sobre Ficção e História
Este evento inaugura o Laboratório de Estudos sobre Ficção e História (LEFH), coordenado por Luiza Larangeira (UFRJ) e Henrique Estrada (PUC-Rio). O LEFH formaliza uma dinâmica já antiga de discussões sobre a questão da ficcionalidade, tecida por laços de amizade e cooperação interinstitucional entre docentes de Teoria da História sediados no Rio de Janeiro. Essas discussões têm investigado, na historicidade das formas literárias, diferentes configurações de um saber da história permeável à imaginação dos possíveis, humanos e não-humanos, utópicos e distópicos. Assim, esperamos reunir energias esparsas por diferentes instituições, fomentar atividades conjuntas, estimular parcerias com áreas afins e fazer da reflexão teórica o locus da (pro)vocação, vale dizer, da experimentação conceitual e do ensaio de formas não dogmáticas de exposição.